Comissão Própria de Avaliação – CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi instituída no âmbito da Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, que cria o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e que se configura como um sistema de avaliação global e integrada das atividades das Instituições de Ensino Superior (IES), estruturado em três pilares de avaliação: Avaliação das Instituições de Educação Superior – AVALIES, Avaliação dos Cursos de Graduação – ACG e a Avaliação do Desempenho dos Estudantes – ENADE. A CPA é responsável pela auto-avaliação institucional, inserida no âmbito do AVALIES, mediante a “condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP”.

Segundo o Art. 7º da Portaria MEC n.º 2.051, de 09 de julho de 2004, que regulamenta os procedimentos de avaliação SINAES, as CPAs, “atuarão com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior” e a sua “composição, a duração do mandato de seus membros, a dinâmica de funcionamento e a especificação de atribuições da CPA deverão ser objeto de regulamentação própria, a ser aprovada pelo órgão colegiado máximo de cada Instituição de Educação Superior”.

Conforme Art. 11 da lei n. 10.861/2004, a composição da CPA deve necessariamente prever a “participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica (docente, discente e técnico-administrativo) e de representantes da sociedade civil organizada, ficando vedada à existência de maioria absoluta por parte de qualquer um dos segmentos representados”. Sua composição, bem como todas as suas atividades, devem ter “ampla divulgação”.

A Comissão Própria de Avaliação foi instituída no Centro Universitário Santa Cruz de Curitiba – UniSantaCruz, em consonância com as determinações do MEC necessárias à implementação do SINAES, coordenada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). De acordo com o SINAES, o processo avaliativo conduzido pela instituição é básico e vinculado às funções de regulação e de auto-regulação. O processo avaliativo é obrigatório para que a instituição se integre formalmente ao sistema de educação superior, cumprindo as exigências concernentes às autorizações de funcionamento, credenciamento, recredenciamento, transformações e demais instrumentos legais.

Os processos conduzidos pela CPA têm caráter institucional e devem garantir o cumprimento, com mais qualidade, da sua missão institucional de “desenvolver competências e valores com seriedade, formando cidadãos e profissionais para o mundo”.

Membros

Coordenador Geral
• Professora Ana Paula dos Santos Cardoso

E-mail: cpa@unisantacruz.edu.br

Relatórios de Avaliação

Relatório da CPA 2023

Relatório da CPA 2022

Relatório da CPA 2021

Relatório da CPA 2020

Relatório da CPA 2019

Relatório da CPA 2018

Relatório da CPA 2017

Relatório da CPA 2016

Relatório da CPA 2015

UniSantaCruz, um novo mundo ao seu alcance.