Núcleo de Apoio ao Discente – NAD

O Centro Universitário Santa Cruz conta com o NAD para prever e realizar as ações, projetos e programas relacionados à retenção e cuidado com os nossos alunos.

O Núcleo de Atendimento ao Discente – NAD é o setor responsável pelo desenvolvimento das políticas de atendimento aos alunos, expressas no PDI e resoluções específicas, bem como institucionalizadas pela IES. Suas ações atendem às demandas previstas no PDI da instituição e contribuem na informação e orientação dos discentes da IES em seus diversos níveis: graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão.

O Núcleo conta com sistema eletrônico integrante do sistema acadêmico, com o qual é feito o acompanhamento dos estudantes: problemas encontrados, bem como contribuir nos processos avaliativos visando os processos de melhoria contínua, abordando questões pedagógicas, acadêmicas, financeiras, psicopedagógicas, entre outras.

O acompanhamento dos alunos, monitoramento de frequência, atrasos de mensalidades, notas baixas, falta de engajamento, problemas pessoais, dificuldades de aprendizagem e solicitação de kit de documentos são alguns dos indicadores que nos auxiliam a evidenciar situações de risco, que geram insatisfação e evasão dos nossos alunos.

Com isso, é possível fazer um planejamento da forma que poderemos trabalhar, prevendo e gerenciando a retenção e o bem-estar dos nossos alunos. Todo este acompanhamento de dados nos permitirão saber os dados da evasão comparando com o trabalho que está sendo/será desenvolvido, a situação econômica, a oferta de financiamentos e outros fatores externos e internos prós ou contra a gestão de permanência dos nossos alunos.

Atualmente o NAD – Núcleo de Atendimento ao Discente inicia seu atendimento a partir de um contato inicial com o discente e em seguida, encaminha para o setor responsável pertinente a situação específica do aluno. No caso de um processo de auxilio didático pedagógico é encaminhado ao NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico. Dificuldades e problemas financeiros para o SEBES – Setor de Benefícios estudantis ou ainda, para o CINCLUA – Comissão Interna de Inclusão e Acessibilidade. Ambos os setores poderão sugerir às coordenações outras formas de auxílio aos alunos.

UniSantaCruz, um novo mundo ao seu alcance.