Biblioteca

A Biblioteca do Centro Universitário Santa Cruz de Curitiba – UniSantaCruz oferecem serviços de processamento técnico do acervo, atendimento aos usuários, consulta, empréstimo local e domiciliar, levantamento e pesquisas bibliográficas manuais ou via Internet, comunicação por correio eletrônico e orientação em fontes impressas e eletrônicas.

Tutorial de acesso a Biblioteca Virtual

Tutorial de pesquisa na Biblioteca Virtual

Missão

A missão da Biblioteca é organizar, recuperar e disseminar a informação, visando o desenvolvimento cultural dos usuários, através da utilização de tecnologias avançadas, criação de novos espaços, formas de atuação e do atendimento rápido e eficiente, facilitando a educação formal e informal, o que estimula o crescimento profissional de seus colaboradores. A Biblioteca do UniSantaCruz atende a comunidade acadêmica em suas necessidades bibliográficas e de informação, dando suporte ao desenvolvimento dos ministrados. A utilização do acervo é livre e seu uso é avaliado através dos serviços básicos prestados, os quais são: auxílio às pesquisas (manuais e on-line), empréstimos, levantamentos bibliográficos, intercâmbios com outras Bibliotecas Universitárias e demais Faculdades, orientação na normalização de trabalhos e elaboração de referências bibliográficas.

Histórico

A Biblioteca da Santa Cruz foi criada em 1993 com o intuito de facilitar a pesquisa científica dos seus acadêmicos. Conta com uma equipe formada por bibliotecária, auxiliares e estagiários para atender a comunidade acadêmica nos setores de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para sua formação técnica, científica e pessoal; sendo alguns de seus serviços oferecidos, também, à comunidade em geral. Em 2018, a instituição implantou a biblioteca virtual, com de mais de 10.000 livros digitais (eBooks) no acervo, o que proporcionou agilidade, flexibilidade e modernidade. Os eBooks podem ser acessados através de smartphone, tablet ou computador, basta entrar na página da Biblioteca no site da UniSantaCruz e utilizar seu login (número de matrícula) e senha (CPF). Confira o tutorial completo de como acessar a biblioteca virtual aqui.

Serviços

Empréstimo Domiciliar

O empréstimo é permitido apenas para pessoas que possuam algum vínculo com o Centro Universitário Santa Cruz de Curitiba – UniSantaCruz. Por exemplo: alunos, docentes, estagiários e funcionários. Pessoas que não têm nenhum vínculo com o UniSantaCruz poderão apenas consultar os livros dentro da Biblioteca.

Empréstimo Interbibliotecário

Através de requisição emitida pela Biblioteca, o usuário poderá retirar, por empréstimo, materiais disponíveis em outras bibliotecas. O usuário fornece referência bibliográfica completa da obra a ser solicitada, e o seu endereço para contato. O prazo de empréstimo depende da instituição fornecedora. Algumas instituições não oferecem este serviço.

Levantamento Bibliográfico

Recupera informações existentes sobre um determinado assunto em qualquer tipo de documento existente nas Bibliotecas do UniSantaCruz a pedido do usuário e envia a ele um relatório com as referências bibliográficas encontradas. Solicite este serviço no balcão de atendimento ou através do e-mail: biblioteca@unisantacruz.edu.br.

Visita Orientada

Oferecida aos alunos calouros do Centro Universitário Santa Cruz de Curitiba – UniSantaCruz e a outros interessados. Visa ao treinamento de usuários para a utilização dos instrumentos de pesquisa disponíveis na Biblioteca, bem como ao conhecimento dos serviços prestados. Solicite este serviço no balcão de atendimento ou através do e-mail: biblioteca@unisantacruz.edu.br.

Serviço de Referência

O Serviço de Referência ou de ajuda aos leitores está sempre pronto a auxiliar o usuário na busca de informações específicas sobre os materiais bibliográficos. As obras de referência em papel (dicionários, enciclopédias, abstracts, etc.), por se tratarem de material de consulta permanente, ficam à disposição do usuário.

Orientação à normalização de Trabalhos

A Biblioteca possui as normas da ABNT para documentação e auxilia seus usuários no que diz respeito à normalização de trabalhos, referências bibliográficas e trabalhos técnico-científicos. Para receber orientação, é necessário agendar um horário através do email: biblioteca@unisantacruz.edu.br.

Espaço Cultural

A Biblioteca do UniSantaCruz, disponibiliza um espaço artístico-cultural buscando ampliar a consciência crítica no exercício da cidadania. Se você deseja demonstrar seu talento nas artes, literatura ou música, mande um email para biblioteca@unisantacruz.edu.br e agende sua participação.

Sempre a postos

Portadores de diploma Santa Cruz têm acesso às nossas Bibliotecas, para consulta local do acervo. Você tira dúvidas, consulta dados, põe os conhecimentos em dia e ainda mantém contato com colegas e professores da área. Uma combinação perfeita de leitura e networking!

Regulamento / Descrição

– Regulamento da Biblioteca do Centro Universitário Santa Cruz de Curitiba – UNISANTACRUZ
– Descrição da Biblioteca
– Manual de normas técnicas para trabalhos

Multas

Vencido o prazo de devolução, o usuário paga uma multa de R$ 2,00, por dia de atraso de cada exemplar emprestado.

Sugestões de Sites para Pesquisas:

– Pesquisa na Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações

– Portal de Periódicos da CAPES

– Portal de Revistas da USP

– Scielo – https://www.scielo.br/ 

– Portal Regional da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde)

Horário de Atendimento:

Unidade Mansur

Segunda a sexta-feira: 7h45 às 22hDESC

Colaboradores:

Bibliotecário:

Nilton José Vieira (CRB9-2089)

Auxiliares de Biblioteca:

Alessandra Cristina Ribeiro Baptista

Ianca Santos Nascimento Alves

Janaína Marinho de Oliveira Luiz

Jovem Aprendiz:

Kalawan Alexandre Dias da Silva


UniSantaCruz, um novo mundo ao seu alcance.