Núcleo de Iniciação Científica – NIC

A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica que está associada ao tripé Ensino, Pesquisa e extensão.  É de natureza extracurricular e deve contribuir para o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento crítico-investigativo dos estudantes envolvidos.

O núcleo de iniciação científica (NIC) do Centro Universitário Santa Cruz tem como princípio facilitar os contatos iniciais dos estudantes e orientadores para que possam desenvolver atividades de criação, discussão e organização do saber científico de maneira sistemática.

O objetivo geral desse núcleo é despertar e direcionar vocações investigativas, ao inserir os docentes e acadêmicos no processo científico de análise, teste, desenvolvimento de produtos e métodos, levantamento de hipóteses, dentre outros.

A iniciação científica apresenta a possibilidade de ajudar na definição mais consciente da trajetória profissional e inserção de estudantes nas atividades de pesquisa. Permite o desenvolvimento individual e o crescimento científico, tornando esse profissional mais crítico e apto a encontrar soluções para as adversidades do mundo profissional.

Assim, para colocar no mercado de trabalho egressos diferenciados, o UniSantaCruz incentiva a participação dos estudantes na iniciação científica.

Publicações do NIC

Desde 2019, já ocorreram publicações em revistas científicas e apresentação dos trabalhos em congressos relacionados à área de atuação, e apresentamos a seguir:

O projeto intitulado: Rastreamento de fatores de risco de doenças crônicas em funcionários de uma instituição de ensino superior de Curitiba-PR, coordenado pelos professores Beatriz Essenfelder Borges, Giovanna Carstens Castellano e Rodrigo Otávio de Faria, foi apresentado na I Jornada Multiprofissional da Saúde realizado nas Faculdades Santa Cruz nos dias 13, 14 e 15 de maio de 2019.

Em 2020, os projetos tiveram algumas alterações devido a pandemia do Covid-19, no entanto o projeto intitulado: Desenvolvimento de uma plataforma digital de síndromes genéticas ara o uso de profissionais de enfermagem nos serviços de saúde, coordenado pela professora Ingrid Solange Evans Osses, foi apresentado no XV Congresso de Iniciação Científica da Uniara, 2020.

Em 2021 os trabalhos que foram encerrados ou alterados devido a pandemia do Covid-19, foram sendo publicados em revistas científicas ou em formato de capítulo de livro. Dessa maneira, o projeto intitulado: Elaboração, validação e avaliação do efeito de tecnologia educacional para o ensino sobre segurança do paciente cirúrgico, orientado pelos professores Josemar Batista, Larissa Marcondes e Bruna Lenhani, publicou uma revisão integrativa na revista Research, Society and Development, 2021, ISSN 2525-3409.

O projeto orientado pelos professores Beatriz Essenfelder Borges, Giovanna Carstens Castellano e Rodrigo Otávio de Faria, publicou no livro Epidemiologia e políticas públicas de saúde, um capítulo intitulado: Perfil epidemiológico de óbitos decorrentes de doença renal crônica na região Sul do Brasil, 2021, ISBN 978-65-86700-53-4.

A professora Catia Terezinha Heimbecher orientou sou grupo de pesquisa para a publicação do artigo científico na Revista de Saúde do UniSantaCruz, intitulado: Diagnóstico de Enfermagem encontrados em paciente renal crônico submetidos a terapia de hemodiálise, 2021.

E o grupo da professora Gissele Chapanski, apresentou o trabalho intitulado: Sociolinguística Variacionista em sala de aula: uma análise dos livros didáticos no Congresso Internacional da Abralin – 2021.

E finalizando, o professor Josemar Batista publicou com sua aluna de iniciação científica o artigo Caracterização dos óbitos notificados decorrentes de complicações dos cuidados médicos e cirúrgicos, 2021, na revista de Enfermagem da Universidade de Santa Maria – REUFSM, ISSN 2179-7692.

Assim, desde 2019 temos 1 apresentação em Jornada científica, 1 Congresso Nacional e um Congresso Internacional, todos como apresentação de trabalho, além de 3 publicações em revistas científicas e 1 capítulo de livro.

Evento de Pesquisa e iniciação científica (EPIC)

Também é importante destacar a realização do Evento de Pesquisa e iniciação científica (EPIC), que fará a sua 4ª edição em 2022. O evento é realizado sempre no segundo semestre de cada ano e tem como finalidade abrir espaço para que os projetos de iniciação científica do UniSantaCruz sejam apresentados. Assim, podemos observar o andamento de cada projeto e os estudantes podem expor e divulgar seus trabalhos para a comunidade científica e acadêmica.

O 10 EPIC (2019), foi realizado nas instalações da instituição e os alunos apresentaram seus trabalhos em forma de banner, já 2020 e 2021, 20 e 30 EPIC respectivamente, foram realizados de forma online, devido a pandemia do Covid-19. No segundo EPIC foi utilizado a plataforma Google meet, já no terceiro utilizamos transmissão pelo canal da instituição do Youtube e até o momento, esse evento de Iniciação científica já contou com a participação de mais de 500 pessoas, sendo estudantes, professores e comunidade externa.

Para contemplar a diversidade universitária e acadêmica, as atividades do NIC contemplarão todos os níveis de ensino e áreas de conhecimento, respeitadas as normas estabelecidas para sua proposição, desenvolvimento e avaliação.

As atividades do NIC, embora associadas na estrutura do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, que caracteriza as atividades produtoras de conhecimento sob o espírito universitário, distinguem-se das atividades de ensino. São de natureza extracurricular e devem contribuir para o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento crítico-investigativo.

Coordenadora do NIC:

Prof.ª Dra. Beatriz Essenfelder Borges

Documentos:

– Áreas de Conhecimento da CAPES

– Áreas de Conhecimento CNPq

Modelo

UniSantaCruz, um novo mundo ao seu alcance.