Núcleo de Atendimento Psicopedagógico – NAP

O NAP é um programa de atendimento aos discentes que está voltado para os processos de aprendizagem dos mesmos. A Psicopedagogia volta-se ao estudo da aprendizagem humana, procurando melhor compreender as variações dessa aprendizagem, como reconhecê-las, orientá-las e, se necessário, preveni-las e tratá-las.

A proposta desse programa compreende a aprendizagem humana como um processo individual, no qual existe a participação de um equipamento biológico, com disposições intelectuais e afetivas, que interferem na forma de relação do sujeito, e são influenciadas pelas condições socioculturais do sujeito e do meio.

O objetivo do Núcleo de Apoio Psicopedagógico é manter a assessoria psicopedagógica aos nossos alunos e aos professores do Centro Universitário Santa Cruz, avaliando e identificando as possíveis causas de dificuldades acadêmicas dos alunos e dando o direcionamento necessário ao discente bem como a orientação adequada ao docente.

As dificuldades de aprendizagem abrangem uma gama de diferenciações e causas específicas. Podendo ser desde questões comportamentais, como uma dificuldade básica na organização diária para conciliar trabalho com estudos, ou desestruturas financeiras e familiares que dificultam na frequência e fixação do conhecimento nos estudos.

Outro ponto abordado no NAP seriam as psicopatologias da aprendizagem. Dentre as mais conhecidas, estão os Déficits de Atenção, Hiperatividade e Dislexia, as precisam ser identificadas o quanto antes para que ocorram os encaminhamentos mais adequados.

Desta forma, é feito contato permanente com a coordenação de cada curso, além de palestras e/ou conteúdos informativos aos professores e alunos, que servirão como apoio à facilitação da identificação adequada das dificuldades que podem estar ocorrendo por parte do corpo discente e docente.

Com esse trabalho, procuramos promover o bem-estar dos nossos alunos e também na melhor forma de apoiá-los, compreendendo suas dificuldades, para que no ambiente acadêmico seja possível proporcionar uma melhora na aprendizagem, no envolvimento dos discentes com seus cursos e consequentemente, o que tem reflexos diretos na formação humana e profissional com qualidade de acordo com a nossa missão institucional.

Profª. Heloisa Monte Serrat Barbosa – ABPP-PR 393 – nap@unisantacruz.edu.br

Quinta-feira: das 09h as 11h, e das 19:30h às 21:30h

Agendamentos

Presencial: na Secretaria das Coordenações

Whatsapp: (41) 99619-8145 (opção 8)

Email: nap@unisantacruz.edu.br

UniSantaCruz, um novo mundo ao seu alcance.