Curso Superior de Tecnologia em Naturopatia

Sobre o Curso

Inspirado na vasta experiência do Instituto Nacional de Naturopatia Aplicada (INNAP Novo Hamburgo/RS), o UniSantaCruz criou seu Curso Superior de Tecnologia em Naturopatia.

A Naturopatia é um conjunto de práticas e técnicas usadas para ativar e apoiar as habilidades de cura do próprio corpo e para promover mudanças de estilo de vida. A ênfase da Naturopatia é a prevenção de doenças e reeducação para o uso das forças da natureza para equilibrar a saúde ou tratar os desequilíbrios físicos, mentais e emocionais.

Atualmente a demanda por profissionais naturopatas é uma das que mais crescem no meio privado e público, devido à conscientização da população e seus governantes quanto aos novos conceitos de saúde e bem-estar. O governo brasileiro instituiu, em 2006, uma política nacional de apoio à implementação das práticas integrativas e complementares de saúde e ampliou esta ação em 2017 e 2018.

O CST em Naturopatia do UNISANTACRUZ tem como missão a revisão e a construção coletiva do saber das práticas de saúde integrativas, por meio da formação integral do profissional da Naturopatia, conscientizando-o do seu papel social, econômico e político, como naturopata, cidadão e agente protagonista da sociedade.

O objetivo geral do curso é formar profissionais competentes na área da Naturopatia, de modo a facilitar e ampliar suas possibilidades de atuação e interação com outros profissionais da área da saúde.

O perfil do egresso do curso de graduação em Naturopatia formado pelo UNISANTACRUZ se baseia na missão e valores institucionais, considerando fortemente os fundamentos do eixo ambiente e saúde do CNCST, bem como as particularidades regionais, obedecendo a critérios de clareza e coerência, conforme as necessidades profissionais e sociais.

A trajetória acadêmica dos estudantes do CST em Naturopatia do UNISANTACRUZ deve capacitá-los para:

  • Utilizar critérios técnicos para atenção em práticas integrativas e complementares;
  • Promover estados de saúde e bem-estar, bem como a sua manutenção;
  • Auxiliar o indivíduo a conciliar os seus aspectos psíquicos com os físicos, mantendo congruentes as suas necessidades;
  • Promover ações para ao desenvolvimento de harmonia social, familiar, individual, natural e biológica;
  • Primar por critérios rigorosos na obtenção de conhecimento;
  • Tomar todas as decisões levando em conta critérios éticos;
  • Utilizar competências avaliativas e capacidade de comunicação interpessoal em alto nível;
  • Utilizar linguagem acessível ao usuário de seus serviços;
  • Praticar conduta acolhedora, imparcial, independentemente de suas crenças pessoais;
  • Manter o sigilo profissional na relação naturopata e interagente;
  • Utilizar senso crítico acerca de novas descobertas, levando em conta critérios científicos e evidências;
  • Comprometimento com o constante aperfeiçoamento profissional;
  • Assumir a responsabilidade de suas ações nas condutas naturopatas;
  • Aptidão para trabalho em equipe;
  • Capacidade de reconhecer os próprios limites profissionais e os da profissão.

Material didático

Com obras disponíveis plataforma digital, nossos alunos têm o mais completo material de estudos. Você escolhe como estudar, facilitando a otimização do seu tempo e adequando os estudos ao seu perfil de aprendizado.

Sistema de avaliação

O sistema de avaliação previsto para o CST em Naturopatia perpassa pelas avaliações on line (no AVA), as provas presenciais no polo (obrigatórias), os projetos integradores (em conjunto com os colegas) e realização das atividades de extensão. O curso não prevê TCC nem estágio supervisionado na sua estrutura curricular.

Como são as aulas?

As aulas ocorrem de duas maneiras:

1) Quando você estuda sozinho ou com os colegas: no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) estão os materiais didáticos (conteúdo) e as aulas que ficaram gravadas para você assistir se tiver dúvidas. No AVA também existem ferramentas de comunicação como os fóruns e chats, onde você pode se comunicar com os colegas. Essas aulas podem ser chamadas de assíncronas.

2) Quando você estuda com o professor e com a turma: essas são as aulas síncronas, quando você interage ao vivo com o professor que está ministrando a aula, tira dúvidas e se comunica com colegas e tutores, além do professor.

Adicionalmente, você também aprende quando:

–  estuda sozinho, com materiais auxiliares buscados por você mesmo, sob a orientação do professor ou do tutor;

– quando discute assuntos relacionados ao conteúdo com o tutor e com os colegas;

– quando desenvolve as atividades de extensão.

Polos EAD onde o curso é ofertado

Como existem atividades presenciais obrigatórias, escolha bem o seu polo de apoio presencial. Eles estão distribuídos pelo país. A relação atualizada pode ser vista em:  https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MTg3Mg==/c1b85ea4d704f246bcced664fdaeddb6/TkFUVVJPUEFUSUE=

Coordenação do curso

O professor César Augusto Miorelli Campos é o líder da equipe docente. Ele é Farmacêutico e Mestre em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade Feevale. É especializado em Homeopatia Farmacêutica e em Terapia Floral. É Aromatologista Clínico e Fitoterapeuta. Possui experiência na área de bioanálises com enfoque em estresse oxidativo e qualidade de vida. Possui experiencia em ensaios pré-clínicos de citotoxicidade e plantas medicinais. Atualmente é membro do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul

Se deseja conhecer mais a respeito do professor Cesar, acesso o currículo dele clicando aqui.

Início das aulas: 03/07/2023 – mais informações em naturopatia@unisantacruz.edu.br  ou no fone (51) 99242-1725 (whatsapp).

Acesse a Matriz Curricular

INFORMAÇÕES

WhatsApp (51) 99242-1725

Processo Seletivo Especial: aberto até o dia 10/07/2023.

O valor da mensalidade do curso é de R$592,00 (30 parcelas).  O vencimento da mensalidade é todo o dia oito de cada mês. Se o pagamento for realizado até o dia primeiro de cada mês, você fará jus a um desconto de R$70,00 na parcela, como prêmio de adiantamento. Você pode retirar o boleto no sistema acadêmico.

Portaria interna: GR 080/2022.

Duração: 2,5 anos

Coordenação:

Prof. César Augusto Miorelli Campos

Currículo Lattes

E-mail: naturopatia@unisantacruz.edu.br