Acessibilidade – CINCLUA

Acessibilidade

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.

Softwares para leitura de tela
Os leitores de telas são programas que, interagindo com o sistema operacional do computador, capturam as informações apresentadas na forma de texto e as transforma em uma resposta falada através de um sintetizador de voz.
O leitor de telas varrem os programas em busca de informações que podem ser lidas para o usuário, possibilitando a navegação por menus, janelas e textos presentes em praticamente qualquer aplicativo.
Alguns leitores de tela gratuitos (software totalmente livre de custos):

  • NVDA

Uma característica que garante um grande diferencial ao NVDA é o fato dele não precisar ser instalado no sistema, podendo ser levado em um pendrive, cd ou qualquer outro disco removível.

http://www.nvda-project.org/wiki/Download

  • DOSVOX

Grande parte das mensagens sonoras emitidas pelo DOSVOX é feita em voz humana gravada. Isso significa que ele é um sistema com baixo índice de estresse para o usuário, mesmo com uso prolongado. Talvez por isso o DOSVOX seja o mais indicado para crianças, jovens ou para um usuário que esteja começando a utilizar um computador. Dentro deste sistema você encontrará editor de texto, jogos de caráter didático e lúdico, programas para ajudar na educação de crianças com deficiência visual, entre outras tantas funcionalidades.

http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/programas/dv50-setup.exe

  • ORCA

O diferencial aqui é que ele roda em sistema operacional Linux. O Orca além de leitor de tela é também um ampliador de tela, possibilitando ao deficiente visual a utilização de apenas um programa para tornar o sistema acessível. O Orca é o recurso nativo em algumas distribuições Linux.

Navegação pelo Teclado
Trata-se do uso combinado de teclas, também chamadas de teclas de atalho ou teclas de navegação, ou seja um conjunto de teclas que substituem a manipulação do mouse para execução de tarefas
Em nosso site as teclas de atalho são:

  • Para chegar à “Página Inicial” deve ser pressionada a tecla Alt em conjunto com a letra I (Alt + I).
  • Para chegar ao conteúdo específico de uma página devem ser pressionadas as teclas Alt + C.
  • Para chegar ao menu devem ser pressionadas as teclas Alt + M.
  • As observações anteriores referem-se ao navegador Internet Explorer. No caso do Firefox, ao invés de Alt + letra, devem ser pressionadas simultaneamente as teclas Alt + Shift + letra.
  • Ao pressionar as teclas alternativas, o Firefox encaminha direto para a página solicitada. Já o Internet Explorer apenas posiciona o foco no link, que deve ser acionado ao clicar com mouse ou pressionar ENTER com teclado.

Saiba mais:

Em abril de 2016, o website da Copel foi readequado aos princípios de acessibilidade para portadores de deficiência visual e auditiva em consonância com as recomendações de acessibilidade para a construção ou adequação de sites e portais da administração pública na rede mundial de computadores (internet), de acordo com a legislação em vigor (Decreto nº 5296 de 02/12/2004).

Na parte superior de nosso website existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal para a navegação pelo teclado.

Links úteis:
http://www.acessibilidadelegal.com/13-atalhos.php
http://www.w3c.br/GT/GrupoAcessibilidade