Projeto
PROJETO: SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTA CRUZ : ESTRUTURAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO A COMUNIDADEACADÊMICA
Apresentação. Justificando a iniciativa
De acordo com a Resolução CNE/CEB no 4/2009, art. 10o, o Projeto PolíticoPedagógico – PPP da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta doAtendimento Educacional Especializado — AEE, prevendo na sua organização, dentreoutros elementos profissionais preparados, documentação reguladora adequada e a “sala de recursos multifuncionais: espaço físico, mobiliários, materiaisdidáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentosespecíficos;
II – Matrícula no AEE de alunos matriculados no ensino regular da própriaescola ou de outra escola.” (BRASIL 2010, p.11)
Diante desse quadro, a fim de garantir a formação adequada dos profissionais de educação egressos de nossas Licenciaturas e mesmo de fornecer conhecimento do âmbito da educação especial aos demais profissionais e interessados, o Centro Universitário Santa Cruz pretende fornecer uma sala de recursos multifuncionais à sua comunidade interna. Nesse espaço poderão ser realizadas atividades de reconhecimento e exploração do potencial pedagógico dos materiais, além do planejamento de aulas e treinamento para seu uso posterior no cotidiano escolar. Em alguns casos específicos, a sala poderá ser útil ainda aos professores e alunos do Ensino Superior, quando esses últimos apresentem alguma necessidade de AEE.
1. Das sala: tipologia, caracterização e materiais necessários.
As Salas de Recursos Multifuncionais de Tipo 1 são aquelas que visam a atender os diversos tipos de necessidade especial (de dificuldades de aprendizado à super dotação, passando por déficits de input via qualquer dos sentidos) de maneira holística e não específica. O Centro Universitário Santa Cruz, neste primeiro momento, estruturarão uma S.R.M. sob tal tipologia.
O Manual de orientação: programa de implantação de salas de recursos multifuncionais (MEC, 2010) apresenta para essa sala a especificação abaixo:
Equipamentos:
Materiais Didático/Pedagógico
02 Microcomputadores
01 Material Dourado
01 Laptop
01 Esquema Corporal
01 Estabilizador
01 Bandinha Rítmica
01 Scanner
01 Memória de Numerais l
01 Impressora laser
01Tapete Alfabético Encaixado
01 Teclado com colméia
01Software Comunicação Alternativa
01 Acionador de pressão
01 Sacolão Criativo Monta Tudo
01 Mouse com entrada para acionador
01 Quebra Cabeças – sequência lógica
01 Lupa eletrônica
01 Dominó de Associação de Idéias
Mobiliários:
01 Dominó de Frases
01 Mesa redonda
01 Dominó de Animais em Libras
04 Cadeiras
01 Dominó de Frutas em Libras
01 Mesa para impressora
01 Dominó tátil
01 Armário
01 Alfabeto Braille
01 Quadro branco
01 Kit de lupas manuais
02 Mesas para computador
01 Plano inclinado – suporte para leitura
02 Cadeiras
01 Memória Tátil
Tabela 1. Materiais necessários para a composição de SEM tipo1 (MEC, 2010, p. 11)
2. Do subsídio para a estruturação e montagem do ambiente
À exceção da mobília e dos softwares (para os quais há versões livres disponíveis online), os demais materiais já foram obtidos por meio de doação de alunos egressos, professores e empresas parceiras. Serão entregues ao Centro Universitário Santa Cruz, uma vez oficializada a montagem do espaço, a ser alocado junto à já operante brinquedoteca da instituição.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BRASIL. Manual de orientação: programa de implantação de salas de recursos multifuncionais. MEC, Secretaria da Educação Especial, 2010. Disponível em : http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9936-manual-orientacao-programa-implantacao-salas-recursos-multifuncionais&Itemid=30192>. Acesso em 28 de dezembro de 2018.