Música – Brinquedoteca

Músicas

Aquarela

Pato!

Bicicleta!

Arca de Noé – O Gato

Instrumentos Musicais com  sucata

PANDEIRO

Materiais: 1 prato de vaso, 8 tampinhas achatadas e arameComo fazer.
1– Peça para um adulto abrir quatro fendas nas laterais do prato de vaso, usando uma serrinha manual (dando um espaço de 8 a 10 cm entre uma fenda e outra).2– Com um prego, faça um furo acima e um abaixo de cada fenda.3– Fixe um pedaço de arame nos furos de cima e perfure o meio das tampinhas achatadas de garrafa.4– Prenda o arame nos buracos de baixo, fixando bem as tampinhas.Como tocar Toque na seqüência que mostra a figura: primeiro bata o dedão, depois a ponta do dedo-médio, o punho e a palma da mão.
Como tocar: use a convenção:dedão 1ponta 2punho 3tapa 4

ZAMPONHA

Materiais: cano fino de PVC e fita-crepeComo fazer.
1– Corte 2 pedaços de cano PVC, um com 30 cm, outro com 20 cm, usando uma serrinha manual.2– Tampe um buraco de cada cano usando a fita-crepe.3– Com os buracos tampados virados para baixo, alinhe os canos por cima e grude-os com fita-crepe.
Como tocar: Assopre a parte aberta do cano, buscando a embocadura ideal, e toque uma nota de cada vez.

FLAUTA D’ÁGUA

Materiais: 30 cm de cano fino de PVC, fita-crepe e 1 bexigaComo fazer.
1– Encaixe o bico da bexiga inteiro na ponta do cano e grude com fita-crepe.2– Coloque um pouco de água dentro da bexiga.Como tocar: Encha a bexiga de água. Depois, assopre a parte aberta do cano, buscando a embocadura ideal, e toque uma nota de cada vez.
Dica: puxe a bexiga enquanto toca para conseguir notas diferentes

SAX

Materiais: 40 cm de cano fino de PVC, fita-crepe e 1 garrafa de plásticoComo fazer.
1– Com uma régua, meça 3,5 cm da ponta do cano e faça uma marca.2– Faça um corte em diagonal a partir da ponta do cano até a sua marca.3– Use um pedacinho de garrafa de plástico no formato da ponta cortada do cano e fixe-o com fita-crepe.Como tocar: Cubra a parte de fita-crepe com a boca e assopre devagar até sair som.

BELISCOFONE

Materiais: 40 cm de cano grosso de PVC, fita-crepe e 1 bexiga (se possível, mais resistente)Como fazer.
1– Corte o bico da bexiga fora e encaixe a outra parte na boca do cano, esticando bem.2– Grude a borda da bexiga no cano com a fita-crepe.Como tocar: Puxe e solte a bexiga dando beliscões

O GRI-GRI

O GRI-GRI é um brinquedo musical. Antigamente era feito em cana ou madeira. A técnica de construção deste instrumento faz lembrar uma velha maneira de atar as pernas das cadeiras, quando se partiam e eram coladas a “grude”, antiga cola à base de gelatina de matérias animais, que se dissolvia em água e se aplicava aquecida em “banho maria”. A maneira de atar era a seguinte: dar várias voltas com um cordel em torno das pernas que previamente tinham levado cola ou grude. Para aumentar a tensão desse cordel, passava-se por ele uma tábua que tinha a função de o torcer.Ora o Gri-Gri é construído baseado nesta técnica. Além disso não necessita de “grude” ou “banho-maria”. Não sabes o que é banho-maria? Tens de perguntar lá em casa.
Material: Pau de gelado, dois elásticos fortes e uma caixa de fósforos vazia.
EXECUÇÃO

1– Passa o elástico pelo pau de gelado dando duas voltas.2– Depois de abrir a caixa de fósforos coloca-o sobre a mesma dando, ao elástico, o número de voltas necessárias para que o pau fique bem preso (o número de voltas depende do comprimento do elástico).3– Depois, desloca o elástico juntamente com o pau para a extremidade fechada da caixa. Assim, uma das extremidades do pau fica livre e a outra sobre a caixa.
Como tocar: Segura a caixa de fósforos com a mão esquerda e com o polegar da mão direita bate duas vezes seguidas, duma maneira contínua. Vais ouvir um som idêntico ao do grilo… grigri… grigri… grigri

CHOCALHO

Materiais: 1 latinha de refrigerante, pedrinhas, fita adesivaComo fazer.
1– Lave a latinha de refrigerante.2– Pelo furo, coloque muitas pedrinhas pequenas, até preencher cerca de 1/3 da latinha.3– Tape o furo com a fita adesiva.
Como tocar: Balance o chocalho no ritmo da música.