Saúde: Projetos de extensão visam ensinar e conscientizar alunos e comunidade

Alunos do primeiro e segundo períodos de Enfermagem e Farmácia durante o projeto de extensão | Foto: Arquivo UniSantaCruz

Na área da saúde, os projetos de extensão desempenham um papel crucial ao integrar o conhecimento acadêmico com a prática social. O objetivo, além de educar os alunos de forma prática, é conscientizar o corpo discente e a comunidade em geral.

As iniciativas têm como propósito disseminar informações relevantes, promover a prevenção de doenças e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais saudável.

No âmbito educacional, os projetos proporcionam aos alunos oportunidades valiosas de aplicar os conteúdos aprendidos em sala de aula em situações reais.

Alunos com a professora Beatriz Borges, responsável pelos projetos de saúde do turno noturno | Foto: Arquivo UniSantaCruz
Alunos com a professora Beatriz Borges, responsável pelos projetos de saúde do turno noturno | Foto: Arquivo UniSantaCruz

A professora Beatriz Borges, responsável pela disciplina de Educação em Saúde nos primeiros e segundos períodos noturnos dos cursos de Enfermagem e Farmácia, contou como foi a sua experiência durante os processos de extensão de 2023. “Compartilho minha felicidade diante dos resultados alcançados. Durante o período letivo, testemunhei o envolvimento notável dos estudantes nos temas propostos, culminando no desenvolvimento de atividades de alto impacto para a sociedade”, disse a professora. 

De acordo com a professora, o grande intuito das ações era incentivar a participação dos alunos. “O propósito primordial dessas atividades, por se tratarem de projetos de extensão, era estimular o engajamento dos alunos em ações que transcendessem os limites acadêmicos, alcançando a comunidade de forma significativa. Nesse sentido, posso afirmar com entusiasmo que tal objetivo foi plenamente alcançado”, afirmou.

Segundo Beatriz, ao todo, mais de 500 pessoas foram impactadas positivamente pelas iniciativas das turmas, “reforçando o papel transformador que a educação em saúde desempenha na promoção do bem-estar da sociedade”, acrescentou. 

“Estou imensamente orgulhosa do comprometimento e da dedicação demonstrados pelos estudantes ao longo da disciplina, e acredito que essas experiências contribuirão não apenas para o desenvolvimento acadêmico, mas também para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o serviço à comunidade”, finalizou a professora Beatriz.

Chegou a hora de conferir os projetos desenvolvidos pela professora e pelos alunos! 

Conscientizar para prevenir - Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)
Alunos entregaram caminhas e panfletos aos participantes | Foto: Arquivo UniSantaCruz

O projeto Conscientizar para Prevenir – Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) foi realizado na escola Emílio de Menezes. Os estudantes fizeram a entrega de panfletos, palestra explicativa e também deram camisinhas e balas aos participantes. 

Além das explicações, os alunos fizeram enquetes ao vivo e estudos de casos para que os jovens entendessem melhor como as transmissões funcionam. Ao todo, foram impactados 170 estudantes do ensino médio.

Alunos duranta bate-papo com estudantes da escola Emílio de Menezes | Foto: Arquivo UniSantaCruz

Os alunos que participaram da ação foram Ana Luiza de Souza de Almeida, Joyce Marcely dos Santos Sousa, Anelyze Luana Vieira Silva, Izabel Venâncio de Paulo, Nicoly Beatriz Huttl de Souza, Pedro Henrique dos Santos, Gabrielly Ramos, Nicoly Cristhine Prestes Trembulack e Talita Veiga da Costa.

Qualidade de vida dos idosos

Alunas levaram um dia repleto de recordações para a Casa de Repouso Raio de Sol | Foto: Arquivo UniSantaCruz
Alunas levaram um dia repleto de recordações para a Casa de Repouso Raio de Sol | Foto: Arquivo UniSantaCruz

O projeto Qualidade de Vida dos Idosos foi feito na Casa de Repouso Raio de Sol, localizada no bairro Vista Alegre. Tanto os alunos da noite quanto os da manhã, do primeiro e segundo período de Enfermagem e Farmácia participaram da ação.

Durante a ação, os alunos desenvolvidas várias atividades, como a produção de uma folha com um conselho dado por cada idoso; bingo com brindes para os ganhadores; dia da beleza, com massagem nas idosas; entrega de produtos, como hidratantes, batons e cremes; além de uma troca com os moradores da Casa e um café com as comidas feitas pelas estudantes que participaram. 

Além disso, a comunidade acadêmica doou litros de leite para a Casa de Repouso.

Alunas com as ganhadoras do bingo | Foto: Arquivo UniSantaCruz

Da turma da noite, os alunos que participaram foram Aline Fernanda Ruscheweyh, Jéssica Silva de Souza Ribeiro, Kethlyn kauane ruscheweyh Zanon, Mayra Amorim de Souza de Oliveira, Natalie de Paula Martins, Renata de Souza Sorisch, Ana Paula Nascimento Pinheiro Alexandre e Andressa Ferreira Claro.

E da turma da manhã, as alunas que fizeram parte do projeto foram Aline Gabriele Guimarães, Jéssica Cristina do Nascimento, Tatiane Correia, Maria Luísa Cordeiro da Silva e Maria Carolina Bueno da Silva.

Desenvolvendo Memórias Afetivas

Ação reforçou a importância do contato de pais e filhos | Foto: Arquivo UniSantaCruz
Ação reforçou a importância do contato de pais e filhos | Foto: Arquivo UniSantaCruz

A ação Desenvolvendo Memórias Afetivas foi feita na Escola Érico Veríssimo, localizada no Alto Boqueirão. O projeto foi criado para os pais e estudantes da escola. 

No projeto, os alunos fizeram uma palestra para falar sobre a redução do tempo gasto telas e como criar memórias com os filhos de forma fácil e prazerosa. Segundo a professora, as estudantes sensibilizaram os pais com a importância de doar um tempo aos filhos e entregaram atividades para que os pais realizassem com seus filhos em casa. 

Alunos entregaram kits com ideias de atividades para os pais | Foto: Arquivo UniSantaCruz
Alunos entregaram kits com ideias de atividades para os pais | Foto: Arquivo UniSantaCruz

As atividades planejadas foram plantar um girassol em um vaso, fazer a produção de um feijão, produzir slime caseiro com suco e farinha, além de um envelope com 24 cartas que com ideias de atividades divertidas e até mesmo um bate papo ou uma demonstração de carinho com os filhos. 

As alunas que fizeram parte do projeto foram Edna Maria Cambruzzi, Francielle Lopes Santos, Geisimara Fila, Giovana Menegolo Morais e Patrícia Cristina de Mira.

Outubro Rosa na Escola Yvone Pimentel
Alunos conversaram com os estudantes da Escola Estadual Yvone Pimentel | Foto: Arquivo UniSantaCruz

As turmas de Enfermagem e Farmácia do primeiro e segundo períodos desenvolveram o projeto sobre Outubro Rosa na Escola Estadual Yvone Pimentel, localizado no bairro Novo Mundo. 

As alunas do UniSantaCruz fizeram uma palestra sobre a campanha do Outubro Rosa para cinco turmas de estudantes do primeiro e segundo ano do ensino médio da escola. Cerca de 150 estudantes participaram da palestra. As alunas também levaram fitas para colocar nas blusas, folder informativos, lixas de unha e pirulitos com a marca da faculdade como brinde para os participantes.

Alunas entregaram folder informativo e brindes para os estudantes | Foto: Arquivo UniSantaCruz

As estudantes que participaram foram Thaina Jenifer Ramos, Elisandra de Souza Martins, Elisangela Cristiane de Oliveira de França e Mayara da Silva Ziemann.

Outubro Rosa no UniSantaCruz
Ação de Outubro Rosa reforçou a conscientização e prevenção do câncer de mama | Foto: Arquivo UniSantaCruz

Além do projeto de Outubro Rosa desenvolvido na Escola Yvone Pimentel, alunos desenvolveram uma ação interna no UniSantaCruz com o tema. O projeto, chamado “Saúde da Mulher”, teve como objetivo conscientizar alunos e professores com relação ao câncer de mama

Os estudantes fizeram uma ação no hall de entrada do UniSantaCruz. Cada pessoa que passava pela entrada do centro universitário era abordada para que os alunos pudessem explicar a importância da data e do autocuidado. A informação foi transmitida tanto para mulheres quanto para homens.

Alunas explicaram para mulheres e homens a importância do autocuidado diário | Foto: Arquivo UniSantaCruz

As estudantes fizeram banners com instruções sobre o câncer de mama e entregaram lembranças da data para as pessoas abordadas.

As alunas que participaram foram Hamily Baptista de Oliveira, Vitória Silva Alves Teodoro, Eduarda Cristina Cordeiro de Lima, Heloisa Harmata e Gabriela Santos Morais.

Riscos de automedicação
Ação reforçou os cudiados com a automedicação | Foto: Arquivo UniSantaCruz

Você conhece os riscos da automedicação? Os alunos do UniSantaCruz fizeram uma ação dentro do centro universitário para alertar demais estudantes e professores com relação aos problemas que podem ser causados pela automedicação

Os estudantes criaram uma barraca decorada com medicamentos e uma frase chamativa: “Retire seu medicamento gratuito“. Cada pessoa que parava na frente da barraca para retirar um medicamento recebia um alerta dos alunos. Segundo a professora Beatriz, os estudantes explicaram que a ingestão de medicamentos sem prescrição médica pode causar vários problemas de saúde. 

Os alunos entregaram uma caixa de remédio com uma bula feita com explicações do porquê não devemos nos automedicar. A caixa ainda contava com chicletes que pareciam remédios. Foram distribuídas cerca de 100 caixas de remédios.

Alunos entregaram caixas de remédios com conteúdos explicativos reforçando o cuidado com a saúde | Foto: Arquivo UniSantaCruz

Os alunos que participaram da ação foram Alan Lúcio Zapella, Ana Camila Ribeiro, Ângelo Odair Vieira, Ingrid Mizerski, Letícia Regina de Lima, Mateus Henrique Marocchio e Matheus Ferreira Correia.

Quem está animado para os projetos de extensão da área de Saúde de 2024?