O futuro é agora!

Todo desafio que é apresentado na vida do ser humano deve ser encarado como uma oportunidade de fazer o seu melhor! Meu desafio, como de tantos outros professores, foi lecionar a disciplina de Internet das Coisas (IoT) à distância. “À distância” somente de corpos, pois nossas aulas foram quentes e próximas! Tive a sorte de ter uma turma de mais de 40 alunos e a grande maioria muito participativa e animada. 

Tal animação fez brotar uma ideia de montar um seminário onde cada uma das equipes apresentaria o seu protótipo com apenas uma regra básica. Ter um conteúdo que não foi explicado pelo professor. Em poucas palavras IoT é a ciência que mescla a robótica (com o uso de sensores e atuadores) com fatos corriqueiros de uma pessoa. As equipes então foram formadas e os trabalhos se iniciaram. Fiquei surpreso com o desenvolvimento da grande maioria da turma, que além das competências técnicas apresentadas, treinaram uma competência pouco exigida dentro de todos as grades de informática que eu conheço: a de vendedor! Isso mesmo, além de funcionar eles tinham que tentar vender a solução proposta por cada equipe, um SHOW!

Os projetos

O primeiro projeto foi uma central utilizando dois Arduinos e que controla por controle remoto muitas funções como, abrir portão, ligar luzes, abrir garagem, etc. 

O segundo projeto foi um protótipo que utiliza um sensor que afere a temperatura automaticamente e exibe uma mensagem informando a temperatura lida, e se o indivíduo deve entrar ou sair do recinto.

Para um incentivo maior (que ao meu ver não era necessário tamanho o engajamento da turma) prometi que a equipe vitoriosa ia receber um mimo meu e da faculdade. E ao final, selecionei duas equipes que receberam brindes, doces e livros.

NA FOTO: Prof Lucas Filipak, Alberto Francisco, Geovana Pinheiro, Everton Emanuel Dos Santos Azarias, Prof Jorge Balsan, Celso Antonio Negreli Cardoso

Esta matéria foi escrita pelo Professor Lucas Filipak, narrando o projeto do semestre 2021/1, ocorrido na disciplina de IOT. Obrigado aos alunos envolvidos nessa disciplina e parabéns aos ganhadores.