Novembro Azul: A importância da Prevenção

O Novembro Azul tem como objetivo divulgar informações sobre a saúde do homem e conscientizar a população com relação à prevenção e aos cuidados diários com a saúde. Além disso, a data busca fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde, reforçando o diagnóstico precoce e rastreamento do câncer.

Para ressaltar a importância dos cuidados com a saúde masculina, o Centro Universitário Santa Cruz (UniSantaCruz)recebeu a urologista Vilma Maria Loureiro Fernandes. Em um bate-papo bem humorado e informativo, a médica conversou com parte do nosso time e deu diversas dicas.

De acordo com Vilma, o melhor caminho é a prevenção. “Depois que começamos a focar na prevenção, caiu em 40% o número de casos de câncer de próstata”, disse. “A prevenção é o melhor caminho para qualquer coisa. Se você pega algum problema de saúde em uma fase bem inicial, você consegue tratar. E se pega em uma fase mais avançada, você trata, mas o resultado não é tão bom”, acrescentou.

Conforme um dos principais estudos sobre o tema, o European Randomized Study of Screening for Prostate Cancer (ERSPC), em 2023, após 21 anos de acompanhamento, ocorreu uma redução significativa na mortalidade de câncer específica na ordem de 27% com o rastreamento feito baseado em PSA – teste feito a partir da coleta de amostra de sangue do paciente.

Palestre sobre o Novembro Azul no UniSantaCruz | Foto UniSantaCruz

 

Dicas para prevenir o câncer de próstata

A prevenção e o cuidado com a saúde é o melhor caminho. Saber se cuidar é a melhor forma de manter-se saudável. Segundo a urologista Vilma Maria Loureiro Fernandes, ser feliz, cuidar da alimentação e do emocional são atitudes essenciais para manter a saúde em dia e prevenir os casos.

“A primeira coisa que tem que fazer é ser feliz. Para isso você precisa fazer atividades físicas. O nosso corpo precisa disso, ele responde muito bem a atividade física”, reforçou a urologista.

Outro ponto importante e essencial para a saúde é a alimentação. “Temos que comer menos ‘porcarias’ e alimentos com conservantes, pois eles são danosos ao organismo. Então quanto mais natural for a comida, mais saudável, melhor será o resultado para a saúde do corpo”, esclareceu Vilma.

Conversar sobre a prevenção do câncer de próstata é essencial para cuidar da saúde | Foto: UniSantaCruz

Além disso, a médica reforçou a necessidade do cuidado com a saúde emocional. Segundo ela, muitas pessoas têm preconceito de procurar ajuda. “Muitos dizem que não gostam de psicólogo, pois não são loucos. Mas ninguém é louco, porque vai no psicólogo, mas sim porque não está dando conta de resolver um determinado assunto sozinho. Ele não tem dados suficientes para pensar em todas as vertentes daquele assunto. Então às vezes o psicólogo dá uma chavinha ou outra para que ele consiga mudar a forma de funcionar. Isso faz com que ele mude a forma de adoecer”, afirmou.

“É importante cuidar do emocional, das atividades físicas e cuidar do lazer. É fundamental ter lazer e ter tempo da família, porque isso completa o ser”, finalizou a urologista.

E você, tem cuidado da sua saúde? Fique atento e coloque a atenção em você e no seu bem-estar!