Biomedicina

Sobre o Curso

Biomedicina é a área que faz pesquisas sobre a saúde dos seres vivos, bem como desenvolve e aplica produtos relacionados à saúde e monitora indicadores sobre o assunto.

O que faz o biomédico?

Segundo o Conselho Federal de Biomedicina, Biomédico(a) é o(a) profissional responsável por realizar exames que possibilitem ou auxiliem o diagnóstico por imagem, as análises de tecidos (muito usada para a investigação policial) e outros para ajudar a identificação de agentes causadores de patologias humanas, animais e vegetais. Também pode realizar exames de biologia molecular, pesquisar e desenvolver produtos obtidos por biotecnologias, fazer manipulação de microrganismos para que possam ser industrializados como medicamentos e/ou complementos alimentares, entre outras atividades correlatas.

O(a) Biomédico(a) é responsável pela análise, identificação e classificação dos microrganismos causadores de enfermidades. O(a) profissional dessa área pode desenvolver medicamentos e produzir vacinas para combater esses microrganismos e/ou suas consequências. Também faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças e análises gramatológicas para verificar contaminações em alimentos.

Mercado de trabalho

A indústria farmacêutica é grande empregadora desses(as) profissionais. Clínicas, hospitais e organizações de saúde, inclusive públicas, também são lugares comuns para encontrar Biomédicos(as). Na investigação criminal (polícias e institutos de investigação, entre outros) também é normal a atuação de Biomédicos(as).

Diretrizes curriculares nacionais dos Cursos de Graduação em Biomedicina

Resolução CNE/CES 2, de 18 de Fevereiro de 2003 (link)

Tempo de duração

Quatro anos (oito semestres)

Matriz curricular

A secretaria geral do UniSantaCruz pode lhe apresentar a matriz curricular do curso.

Regulamentação

Leis 6684/79, 6686/79, 7135/83, Decreto 88.394/83, que regulamentou a profissão e a atuação dos Conselhos Federal e Regionais de Biomedicina.

Conselho Federal

Conselho Federal de Biomedicina – http://www.cfbm.gov.br

CLIQUE AQUI para ver os Laboratórios de Saúde.

Acesse a Matriz Curricular

INFORMAÇÕES

WhatsApp (41) 99619-8145, opção 1 – Vestibular

*A partir de R$ 1.134,10 mensais

MEC: Atos Autorizativos, Portaria GR 37/2020 e Resolução CONSUP 20/2020.

Duração: 4 anos

Coordenação:

Prof.

Currículo Lattes

E-mail: proac@unisantacruz.edu.br