Fórum Acadêmico 2019 mobiliza alunos e profissionais de renome

As Faculdades Santa Cruz ofereceram aos seus alunos o Fórum Acadêmico, entre os dias 21 e 24 de outubro. Ao todo, a intensa programação teve sessenta e três eventos, entre palestras, mesas redondas, debates e treinamentos, distribuídas em 4 dias.

Além da integração entre acadêmicos e professores, o fórum foi uma excelente oportunidade de encontrar e interagir com profissionais das áreas de atuação, transformando a instituição em um espaço de intercâmbio, discussões e socialização de conhecimentos nas diversas áreas do saber.

Um dos eventos mais comentados do Fórum foi a palestra “Justiça Restaurativa”, com o Juiz da Comarca de Almirante Tamandaré, Prof. Marco Antonio da Cunha Araújo. Para o Juiz, a palestra resume um pouco dos novos olhares que essa prática jurídica traz para a justiça: “Nós tiramos a vítima do papel de objeto do processo, para se transformar em sujeito do Direito, uma pessoa que tem voz dentro do processo penal, com direito a influenciar na própria decisão judicial, na pena que será aplicada. E esta oportunidade só é trazida pela nova técnica, que permite à vítima inclusive se reunir diretamente com o agressor, dizer a ele o que ela sentiu, quais foram os danos que ela sofreu, quais foram as perdas que ela teve nesse processo”, afirma.

Outro ponto de destaque da aplicação da justiça restaurativa é o alto índice de aprovação, que fica em torno de 90% – um índice alto se comparado à justiça retributiva, que fica em torno de 15%, segundo Araújo.

A palestra arrancou elogios dos alunos. Priscilla Garcia Zilio, que já fez pedagogia e psicopedagogia nas Faculdades Santa Cruz, ressalta a importância do fórum: “É um evento extremamente importante e enriquecedor. Além de ser um ambiente familiar para mim, ver profissionais do Direito, professores e colegas de classe me causaram um torpor estudantil. É interessante ver como as áreas de direito e educação se complementam e se equiparam. Eu quero aproveitar cada minuto de oportunidade, todo esse conhecimento é preciosíssimo”. Priscilla, que atualmente é aluna de Direito, pretende atuar em Direito Educacional.

O Fórum contou com a presença da ex-governadora Cida Borghetti, administradora pública, empresária e a primeira mulher a ocupar o mais alto posto do Poder Executivo no Paraná, no evento de encerramento.

A palestra, com o tema “Câncer de Mama: A Prevenção é a Melhor Maneira de Salvar Vidas”, abordou a importância da prevenção e diagnóstico precoce para o combate à doença. O evento ainda contou com a participação da mantenedora e diretora das Faculdades Santa Cruz, Prof.ª Mirian Moreira da Silva Soares. Também foi apresentado durante a palestra o Projeto Heart Pillow – um trabalho da instituição em que foram confeccionadas 128 almofadas em formato de coração para aliviar a dor de mulheres em tratamento oncológico, com o objetivo de envolver e conscientizar a comunidade acadêmica sobre o tema. De origem dinamarquesa e inicialmente pensado para durar uma semana, o projeto superou a meta em apenas um dia. As almofadas foram doadas ao Hospital Erasto Gaertner.

Confira mais imagens sobre o evento: