Aula prática: Estudantes de ADM analisam empresas e trazem soluções reais

Aprender na prática ajuda a desenvolver a criatividade e trazer soluções inovadoras. E foi assim que os alunos da turma noturna de Administração, da disciplina de Administração Estratégia, colocaram os seus conhecimentos para jogo: na prática! Os alunos tiveram a missão de analisar empresas e apresentar para seus respectivos representantes ideias e soluções para seus problemas. As apresentações aconteceram na terça-feira, 28.

O professor da disciplina, Marcelo Rogério Zitta, explicou que o objetivo dos alunos neste semestre, era encontrar soluções para uma empresa da região. “A proposta foi formar uma parceria com o empresariado no em torno do UniSantaCruz ou da região e encontrar a problemática do negócio dentro das rotinas administrativas”, esclareceu.

A partir dos problemas evidenciados pelos empresários, os alunos tiveram que apresentar soluções com relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula. “Essa é uma tentativa de levar o acadêmico para a prática e da prática vir para a teoria. Dessa forma, construímos uma relação que a gente chama de dialética, que é para tentar ter um melhor aproveitamento do processo de ensino”, disse o professor.

Sócio proprieráio da empresa Eletrobit, Ervedo Becker, falou sobre a história da empresa | Foto: UniSantaCruz

A rede de supermercados do Rodrigo Massa, Super Massa, de Araucária, também foi uma das empresas analisadas pelos alunos. A rede abriu as portas em 2011 e hoje conta com sete lojas na região.

O proprietário da rede ficou surpreso com as análises dos alunos e com a dedicação de cada um. “Mostrou a minha realidade. Tiveram lojas que eles foram que eu vi que preciso realmente reformar alguns equipamentos. Essa análise feita é interessante, porque a gente volta no passado, a gente faz uma análise e vê o que pode melhorar”, esclareceu.

Para Massa, as aulas teóricas e práticas precisam estar em sintonia, pois os alunos precisam aprender como as empresas funcionam. “É muito diferente e assustador quando entram no mercado de trabalho ou até mesmo quando querem empreender, eles precisam estar preparados, por isso a prática é importante”, reforçou.

A esmalteria do casal Maira Rossi e André Cardoso também passou pela análise de uma das equipes. Localizada na Cidade Industrial de Curitiba, o Estúdio Maira Rossi, tem como principal objetivo levar autoestima para as mulheres através das unhas.

Para o casal, participar da pesquisa dos alunos foi muito interessante, pois dessa forma é possível ver o negócio de outra forma. “A gente viu de outra janela o que estava acontecendo no nosso negócio, tem coisas ali que a gente nem tinha pensado e podemos aplicar”, ressaltou Maira.

“Quando você está dentro do negócio a sua visão fica meio deturpada. Você fica imerso na operação e não consegue ver outras coisas, como pontos fortes e fracos, ou oportunidades de melhoria. Quando vem alguém de fora, que não tem relação com o negócio, acaba conseguindo enxergar coisas que a gente não vê”, acrescentou Cardoso.

Aprender na prática é uma ótima forma dos alunos se desafiarem e aprenderem ainda mais. Venha para o UniSantaCruz e aprenda na prática!