Atividades Complementares

Atividades Complementares

O Conselho Superior do Centro Universitário Santa Cruz de Curitiba – UniSantaCruz implementou o programa das ATIVIDADES COMPLEMENTARES (acadêmicas, científicas e culturais) com o objetivo de aprimorar a formação do seu corpo discente. Envolvendo o ensino, a pesquisa e a extensão, esse programa estimula a participação em projetos de iniciação científica, eventos culturais e práticas acadêmicas extracurriculares que viabilizam o desenvolvimento de aptidões, habilidades e competências diversas. Na realização das ATIVIDADES COMPLEMENTARES, o aluno encontra grandes oportunidades de vincular teoria a prática profissional. Para auxiliar o aluno no gerenciamento e no cumprimento das Atividades Complementares, as Faculdades dispõem de um canal de comunicação direta: ac@santacruz.br. Este endereço de e-mail está protegido de spam. Assim, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo. Através deste e-mail, é possível tirar dúvidas, trocar idéias e dar sugestões. Aos alunos que optarem por validar as ATIVIDADES COMPLEMENTARES através de vivência profissional ou estágios não curriculares, informamos que a data máxima para entrega do requerimento e da declaração ou contrato de estágio será 14/11/2019.

Downloads

Faça o download do modelo de Requerimento das Atividades Complementares e da Declaração. Atenção para o curso de Administração é necessário, além do Requerimento e da Declaração, o Relatório. Para os demais cursos somente Requerimento e Declaração (no caso de estágio somente requerimento e cópia do contrato de estágio).

Procedimento para entrega de atividades complementares

Resolução

Perguntas Frequentes

1. O que são Atividades Complementares? Para que servem?

Resp: O Conselho Superior das Faculdades Santa Cruz implementou o programa das ATIVIDADES COMPLEMENTARES acadêmicas, científicas e culturais, com o objetivo de aprimorar a formação do seu corpo discente. Envolvendo o ensino, a pesquisa e a extensão, esse programa estimula a participação em projetos de iniciação científica, eventos culturais e práticas acadêmicas extracurriculares que viabilizam o desenvolvimento de aptidões, habilidades e competências diversas. Na realização das ATIVIDADES COMPLEMENTARES, o aluno encontra grandes oportunidades de vincular teoria a prática profissional.

2. Quais são as modalidades de Atividades Complementares?

Resp: São elas: a) participação com aprovação em disciplinas diversas de seu currículo/curso de matrícula; b) participação em eventos acadêmicos e/ou profissionais; c) participação em discussões temáticas; d) exercício de monitoria; e) participação em programas e cursos de extensão; f) participação em projetos de pesquisa e de iniciação científica; g) vivência profissional; h) realização de estágios não-curriculares (não-obrigatórios).

3. Como posso dar início ao processo de análise da documentação das Atividades Complementares?

Resp: Em primeiro lugar, preencha os formulários de requerimento e Declaração das Atividades Complementares. Após o preenchimento, entregue na Secretaria da Coordenação para que os documentos sejam protocolados. Os formulários serão repassados para o coordenador do seu curso, que fará a verificação da documentação. Se estiverem preenchidos corretamente, o atendente responsável do setor de Atividades Complementares fará o lançamento de nota e posterior arquivamento. Caso contrário, será enviado um e-mail para que o aluno faça a correção necessária.

4. Qual é o prazo final para a entrega da documentação?

Resp: A data limite para entrega dos documentos é 20/12/2018.

5. Quais modalidades são oferecidas pelas Faculdades?

Resp: O UniSantaCruz oferece periodicamente diversas Atividades Complementares. São cursos de extensão, seminários, projetos de pesquisa, monitorias e eventos diversos nas áreas privilegiadas nos cursos de Graduação. Além das modalidades oferecidas pela Santa Cruz, existem outras maneiras de se cumprir com as exigências das Atividades Complementares. Veja a resolução que dispõe sobre as Atividades Complementares.

6. Como fico sabendo sobre as Atividades Complementares ofertadas pela Santa Cruz?

Resp: Semanalmente, divulgamos a programação de eventos no site. E no webaluno informações relacionadas (prazo, número de palestras necessárias, entre outros).

7. É possível validar as Atividades Complementares com experiência profissional?

Resp: Sim. Para tal, apresente o requerimento Declaração e cópia da CTPS com o Registro. A Declaração deve ser em papel timbrado, com carimbo, CNPJ e assinatura do responsável imediato dentro do prazo estipulado. Especifique se a função exercida tiver ligação ou características que permeiam o seu curso de graduação.

8. No ano passado, fiz um curso de extensão nas Faculdades. Posso pedir equivalência para as Atividades Complementares do presente semestre?

Resp: Não. Somente será possível validar o curso se este foi realizado no semestre letivo atual. Não é possível aproveitar atividades em semestres anteriores ao do semestre em vigência.

9. Eu reprovo na disciplina de Atividades Complementares?

Resp: Sim. Caso o aluno não atinja o número mínimo de palestras necessárias ou não entregue a documentação em condições e dentro do prazo estabelecido, será reprovado. Assim, deverá cursar a disciplina complementar novamente no próximo semestre como dependência.

10. Posso me matricular em mais de uma atividade complementar no próximo período/semestre letivo?

Resp: Sim, é possível. A comprovação deverá ser feita de forma individual para cada uma delas.

11. Como é feito o controle das palestras assistidas nas Faculdades?

Resp: O controle é feito pela leitura da carteirinha. O aluno deve acompanhar suas presenças no web aluno.