Psicopedagogia Clínica e Institucional

ÁREA

Educação

O que é o Curso

O curso Psicopedagogia Clínica e Institucional busca preparar o profissional para a atuação psicopedagógica, segundo as mais recentes demandas da área clínica e institucional, que requerem dos psicopedagogos a intervenção frente às dificuldades de aprendizagem.

  A partir de uma visão sistêmica, atual e crítica da área da Psicopedagogia, o profissional de nível superior estuda os processos e os obstáculos que ocorrem na aprendizagem, voltando-se para uma linha preventiva. O enfoque é levar o profissional a entender o processo do ato de aprender, nas distintas possibilidades: professor e aluno, aluno e aluno, aluno mais psicopedagogo mais professor e, a partir deste estudo, fornecer subsídios práticos para os atores deste processo. Nesse enfoque, o psicopedagogo está qualificado para que suas práticas, na clínica e/ou instituições de ensino, possibilitem o diagnóstico, a intervenção e a prevenção de problemas de aprendizagem.

Objetivos do Curso

Refletir sobre o processo de aprendizagem humana, compreendendo as dificuldades encontradas pelo apreendente no processo da aprendizagem, avaliando o indivíduo e entendendo as técnicas, abordagens e terapias necessárias para prevenir ou corrigir tais dificuldades. O viés prático do curso proporciona grande assertividade e segurança ao profissional para intervir nas dificuldades de aprendizagem nas diversas esferas da vida de seu paciente 

  • Curso com viés prático, com visitas dirigidas, análises e estudos de casos;
  • Professores com experiência e formação comprovadas;
  • Módulos condensados, com calendário pré-estabelecido, facilitando a organização do tempo do adulto apreendente;


Público-alvo 

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema. Egressos dos cursos de pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional. Professores, psicopedagogos ou demais profissionais que desejem aprofundar seus conhecimentos na área de ensino, dificuldades de aprendizagem e intervenção preventiva e corretiva. 

Estrutura Currícular

Módulo 1: Estudos da Aprendizagem:  Dimensões Cognitivas e Afetivas

Ementa- Discutir as questões da não aprendizagem escolar em suas várias dimensões; conhecer as definições do que é aprendizagem escolar; e do papel e a responsabilidade do professor/educador diante de tais questões.

Módulo 2: Dificuldades da Aprendizagem 

Ementa- Expor o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos surdos, no que tange aos aspectos cognitivos, afetivos e sociais. Características do processo de aprendizagem. Necessidades educativas especiais do deficiente visual, do deficiente auditivo, do deficiente físico, dos portadores de déficits mentais e conduta típica, dos portadores de altas habilidades. A adaptação de “alunos que vivem na rua”. A adaptação de jovens e adultos.

Módulo 3: Introdução a Neurociência

Ementa- Evolução da faculdade da linguagem na espécie humana. Correntes teóricas sobre a evolução da linguagem. Processos cognitivos da linguagem na espécie humana. Aquisição de linguagem típica em seres humanos. Fatores envolvidos na produção da linguagem oral. Aquisição e anatomia de leitura e escrita. Métodos de alfabetização e sua relação com o desenvolvimento linguístico. Transtornos de linguagem relacionados ao aprendizado de língua, processos de inclusão com crianças da educação infantil e no meio escolar.

Módulo 4: Linguagem e Desenvolvimento Cognitivo  

Ementa- Evolução da faculdade da linguagem na espécie humana. Correntes teóricas sobre a evolução da linguagem. Processos cognitivos da linguagem na espécie humana. Aquisição de linguagem típica em seres humanos. Fatores envolvidos na produção da linguagem oral. Aquisição e anatomia de leitura e escrita. Métodos de alfabetização e sua relação com o desenvolvimento linguístico. Transtornos de linguagem relacionados ao aprendizado de língua.

Módulo 5: Escola, Aprendizagem e as Relações Sócio-Afetivas e Familiares 

Ementa- Educação Especial e Educação Inclusiva no Brasil. Formação de professores para a Educação Inclusiva. Necessidades educativas especiais. Altas habilidades e superdotação. Trabalhos pedagógicos com alunos portadores de paralisia cerebral. Hiperatividade. Autismo. O currículo inclusivo. Turmas multisseriadas e a diversidade. Reflexões sobre a Pedagogia da Qualidade Total. Políticas de ação afirmativa. Inclusão social.

Módulo 6: Psicanálise e Educação: Abordagens de Psicanálise e Aprendizagem.  

Ementa- O trabalho psicomotor e suas áreas de atuação. Coordenações motoras. Psicomotricidade funcional: conceitos estruturais, globais e perceptivos. Psicomotricidade relacional. A psicomotricidade como prática educativa. Principais consequências da falta do estímulo psicomotor. Práticas psicomotoras: jogos e atividades.

Módulo 7: Inclusão no Contexto da Educação: Fundamentos e Históricos Legais. 

Ementa-Os programas de desenvolvimento social financiados pelo BNDES; outros órgãos de financiamento. Projetos de inclusão digital. Idoso e inclusão; Inclusão digital: o desafio da inclusão social por meio da inclusão digital; A atividade motora adaptada; Inclusão no escotismo.

Módulo 8: Educação e Currículo: Fundamentos e Práticas Psicopedagógicas

Ementa- Caracterização dos principais aspectos do currículo escolar inclusivo. Flexibilizações e adaptações necessárias para garantir uma educação inclusiva de qualidade, tendo o estudante como base na construção do currículo. O papel da escola numa gestão democrática para o desenvolvimento curricular, fortalecendo relações com a educação especial e a família. Conhecimento teórico e prático do professor, quebrando paradigmas, conhecendo o estudante e inovando nas práticas de ensino. Possibilidades de flexibilização e adaptação curricular para estudantes com deficiências, transtornos específicos de aprendizagem e autistas. A importância do trabalho colaborativo na escola inclusiva para o sucesso do estudante. Também aprenderá sobre os atendimentos especializados, salas de recursos multifuncionais e tecnologia assistiva no ensino e aprendizagem.

Módulo 9: Processos Construtivos do Pensamento Lógico-Matemático.

Ementa- A disciplina de Ensino de Matemática traz aos professores a reunião de uma variedade seleta do que foi construído e validado ao longo dos anos no que diz respeito ao ensino de matemática na Educação Infantil. Apresenta e discute a aprendizagem de conceitos matemáticos na infância; a matemática ontem e hoje e as práticas correntes; o panorama mundial: razões para a mudança no ensino da matemática; o letramento matemático; os objetivos da Educação Infantil e da educação matemática; os parâmetros para o currículo de Matemática na Educação Infantil; o conhecimento lógico-matemático; as concepções de ensino-aprendizagem da matemática; o sistema de numeração; as grandezas e medidas; a geometria na Educação Infantil; os jogos e brincadeiras para aprender matemática; a pedagogia de projetos didáticos: ideias para a Matemática.

Módulo 10: Psicologia da Educação

Ementa- Questões psicológicas que envolvem a constituição subjetiva do ser humano e sua vida em sociedade, especialmente no espaço relacional da escola. Conexões entre psicologia, psicanálise e educação. A responsabilidade social dos pais. Relação entre família e escola. Educação da criança. O espaço educativo e o desenvolvimento cognitivo.  Fracasso e violência escolar. O campo de transferência e o papel do professor. Conceito psicanalítico de ética e seus princípios educativos.

Módulo 11: Fundamentos da Neuropsicologia e da Psicopedagogia

Ementa- Conhecimento da neuropsicopedagogia aplicado à compreensão da aprendizagem e seus transtornos associados. Conceito e história da neuropsicopedagogia. Desenvolvimento da neuropsicopedagogia no Brasil. Objeto de estudo e áreas de atuação da neuropsicopedagogia. Ética e postura profissional. Diferentes autores e abordagens teóricas. Compreensão do processo cognitivo do homem desde os anos inicias, e principalmente as implicações na aprendizagem.

Módulo 12: Processos Construtivos da Leitura e Escrita

Ementa- A prática da leitura e da escrita para o letramento de alunos com deficiência intelectual; relações entre desenho e texto; estratégias pedagógicas para o ensino da leitura e da escrita; mediações do professor para a aprendizagem da língua escrita por alunos com deficiência mental.

Módulo 13: Jogos e Brincadeiras no Processo de Aprendizagem

Ementa- Definição e trajetória histórica dos jogos, brincadeiras e brinquedos na Educação Infantil. Papel do jogo no desenvolvimento da criança. Diferentes teorias sobre os jogos infantis. O jogo e o brincar inserido no currículo da Educação Infantil. Aspectos dos jogos, brincadeiras e brinquedos no processo de aprendizagem e a construção do conhecimento.

Módulo 14: Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Institucional

 Ementa: Definição de diagnóstico psicopedagógico. Sujeitos e sistemas envolvidos no diagnóstico: a escola, o professor, o aluno, a família, o psicopedagogo. Características do diagnóstico psicopedagógico. Explicação e argumentação do processo psicopedagógico. Elementos do Diagnóstico.  Intervenção psicopedagógica. Encaminhamentos na escola. Entrevistas, testes. Observação. Acompanhamento. O tempo escolar: da criança, do professor, da escola, da família, da aprendizagem. Trabalho individual com o aluno. Acompanhamento do processo.

Módulo 15: Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Clínica 

Ementa: Definição de diagnóstico psicopedagógico. Sujeitos e sistemas envolvidos no diagnóstico: a escola, o professor, o aluno, a família, o psicopedagogo. Características do diagnóstico psicopedagógico. Explicação e argumentação do processo psicopedagógico. Elementos do Diagnóstico.  Intervenção psicopedagógica. Encaminhamentos na escola. Entrevistas, testes. Observação. Acompanhamento. O tempo escolar: da criança, do professor, da escola, da família, da aprendizagem. Trabalho individual com o aluno. Acompanhamento do processo.

Módulo 16: Diagnóstico Psicopedagógico 

Ementa: Definição de diagnóstico psicopedagógico. Sujeitos e sistemas envolvidos no diagnóstico: a escola, o professor, o aluno, a família, o psicopedagogo. Características do diagnóstico psicopedagógico. Explicação e argumentação do processo psicopedagógico. Elementos do Diagnóstico.  Intervenção psicopedagógica. Encaminhamentos na escola. Entrevistas, testes. Observação. Acompanhamento. O tempo escolar: da criança, do professor, da escola, da família, da aprendizagem. Trabalho individual com o aluno. Acompanhamento do processo.

Módulo 17: Ética no Trabalho Psicopedagógico: Contextualização e Atuação Profissional 

Ementa: Especificidade e Conceituação da Psicopedagogia. Epistemológicas para o estudo da ética na Psicopedagogia e Áreas do Conhecimento. Psicopedagogia e Contextos de Aprendizagem. Diagnóstico e Intervenção, Psicopedagógica. Pesquisa em Psicopedagogia.

Módulo 18: Psicomotricidades: Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem

Ementa: Fundamentos da Psicomotricidade Ementa: Fundamentos da Psicomotricidade. Importância da Psicomotricidade. Interdisciplinaridade e Psicomotricidade. Estudo do processo de evolução histórica da psicomotricidade. A construção do sujeito psicomotor a partir de diferentes metodologias: diretiva, relacional e clínica. Implicação teórico-prática destes conceitos. Psicomotricidade funcional, relacional e clínica.

Módulo 19: A Fonoaudiologia E as Dificuldades de Aprendizagem 

Ementa: O papel do psicopedagogo ou fonoaudiólogo e da escola A intervenção do psicopedagogo ou fonoaudiólogo vai variar conforme o tipo de dislexia: fonológica, lexical ou mista. O fonoaudiólogo é responsável por traçar, junto com as diretrizes da equipe pedagógica, exercícios que trabalhem a oralidade. Sendo assim, o profissional utiliza materiais gráficos para estimular a leitura e, assim, analisar os problemas apresentados pela criança. Quando o fonoaudiólogo estabelece uma determinada comunicação com a escola, o trabalho tende a ficar completo. Isso acontece, pois, junto com a equipe pedagógica, ambas as partes podem desempenhar metodologias que compreendam aspectos importantes no processo de aprendizagem, como a alfabetização. Cada um em sua devida área de atuação. Em casos mais extremos, é de grande relevância que o profissional conte também a ajuda de psicólogos para ajudar na identificação dos problemas que afligem a criança. Esses episódios podem envolver gagueira, bloqueio de comunicação ou qualquer outra alteração na fala.

Módulo 20: Estágio na Instituição Escolar: Práticas e Projetos Psicopedagógicos 

Ementa: Observação das práticas profissionais inerentes à carreira do egresso, elaboração e aplicação de plano de intervenção junto ao mercado de trabalho: análise e elaboração de metas, inovações, práticas e melhorias.

Estudo de caso na escola de uma dificuldade de aprendizagem. Orientações para o processo de estágio supervisionado. Elaboração de relatório final.

Metodologia de Ensino:

Aulas Presenciais 

Aulas Práticas, estudos de casos e simulações. 

Discussões em grupo e análise de situações reais.

Aulas presenciais: duas vezes por semana, das 19h às 22h, às terças e quintas-feiras. 

Avaliação

Modalidade

Presencial

Turno

Noturno

Duração

10 Meses

Parcelamento:

18X

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