O DIREITO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVAE AÇÕES AFIRMATIVAS
Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Ações Afirmativas. Princípio da Igualdade. Inclusão.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o direito na educação inclusiva e ações afirmativas, permitindo que os leitores se apropriem e reflitam acerca dos conceitos mais relevantes a respeito deste tema. Diante disso, este estudo traz uma pesquisa iniciando pelo histórico da educação inclusiva no mundo e no Brasil, suas principais conquistas e o duro caminho até estas conquistas. Veremos que o Estado Brasileiro efetivou legalmente a gestão da educação inclusiva ao longo da história de seus ordenamentos constitucionais e ordinários, mais especificamente nas Constituições Federais e nas Leis de Diretrizes e Bases, e também traçando um histórico das principais Leis de inclusão no Brasil, tratando do princípio da igualdade, da dignidade da pessoa humana culminando no direito à liberdade de ir e vir e a questão da acessibilidade. A teoria da Justiça do célebre filósofo político norte-americano John Rawls, foi trazida a este estudo por estar ligada diretamente ao tema, enfatizando os princípios de equidade e de justiça, para Rawls pensar em justiça é pensar acerca do justo e do injusto de cada instituição, a melhor forma de administrar a justiça seria através das instituições sociais. E por fim destacaremos as ações afirmativas, que se originou nos Estados Unidos e avançou por diversos países inclusive no Brasil, tais ações foram muito importantes nas conquistas de algumas minorias e buscou efetivar a igualdade material.
Publicado
2017-02-13
Seção
Artigos
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).