A FIGURA DO “CARONA” NO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS SOB A ÓTICA DOS PRÍNCIPIOS DA LEGALIDADE E OBRIGATORIEDADE DE LICITAR
Palavras-chave:
Licitação. “Carona”. Legalidade. Lei nº 8.666/93. Decreto nº 7892/2013.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o instituto conhecido como Licitação, que pode ser conceituado como o modo pelo qual o Estado realiza as suas contratações, buscando sempre a proposta mais vantajosa. Essas contratações são necessárias para que se movimente a máquina administrativa e para que o Estado conceda o aparato necessário ao povo, dever que lhe é atribuído constitucionalmente. Na mesma toada, estudam-se os princípios que regem a Administração Pública em especial, os que regem as licitações Públicas, demonstrando que como regra o Estado é obrigado a realizar suas comprar por meio das licitações. Em seguida, estuda-se o instituto conhecido como Sistema de Registro de Preço, que demonstra como esse Sistema é utilizado no Brasil, de modo a aproveitar uma só licitação para o planejamento de um ano inteiro. E por fim, analisa-se o instituto conhecido com a Adesão no Sistema do Registro de Preços, abordando as suas formas, peculiaridades, entendimentos doutrinários e jurisprudenciais acerca do tema, sob a ótica dos princípios constitucionais da Obrigatoriedade de Licitação e Legalidade.
Publicado
2017-02-13
Seção
Artigos
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).