JOGO LIMPO: COPA DO MUNDO FIFA 2014 E O “OLÉ” NOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DOS CIDADÃOS
Abstract
O presente estudo tem como objetivo uma análise crítica referente às violações aos direitos e garantias fundamentais que ocorreram no período da Copa do Mundo Brasil FIFA 2014, nas cidades sedes do país. Esta monografia apresenta um breve histórico sobre os direitos e garantias fundamentais, suas características, aplicabilidade, evolução, bem como explica quem são os titulares desses direitos. No decorrer da análise, este documento faz menção a eficácia horizontal e vertical, teoria da ineficácia horizontal e a teoria dos limites dos limites, as quais serão narradas minuciosamente e descritas no desenvolver do trabalho. Na sequência, o presente estudo cita o remédio constitucional do Habeas Corpus, como forma de garantir a liberdade do indivíduo ante a atuação estatal, e é nesse momento que se passa a questionar a constitucionalidade da Lei Geral da Copa. A principal finalidade é expor as violações impostas pela FIFA em território nacional que, através de um megaevento como a Copa do Mundo, cerceou os cidadãos brasileiros e turistas envoltos em suas garantias institucionais, com base em um discurso de reconhecimento internacional da imagem do Brasil frente ao campeonato.
Published
2017-02-13
Section
Artigos
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).