BLOG EAD PLUS UNISANTACRUZ
Publicado por
UniSantaCruz
28 de abril de 2022

Linguagem de programação Python: 8 razões para você aprender

Se você acompanha com frequência as nossas publicações aqui no blog do EAD Plus Santa Cruz, com certeza já deve ter se deparado com o assunto de certificação Python.

E hoje, para complementar o assunto, além de recapitular brevemente o que já vimos anteriormente, também vamos destacar alguns bons motivos pelos quais você deve investir na carreira de desenvolvedor python.

O que é Python?

O Python é uma linguagem de programação considerada de alto nível, que pode ser utilizada na elaboração de diferentes tipos de aplicações, como por exemplo desenvolvimento web, desenvolvimento de jogos, aplicações de inteligência artificial e muito mais.

Caso você ainda não saiba, esta linguagem foi elaborada para que os desenvolvedores escrevam instruções em menos linhas de código. Além disso, por ser de fácil compreensão, acabou ganhando popularidade entre as empresas justamente por possuir um código enxuto.

Devido a isso, ela ocupa o segundo lugar entre as linguagens de programação mais populares no mundo, de acordo com o relatório de classificação RedMonk, referente a meados de janeiro de 2021. Conforme apontado no ranking a Python fica atrás somente da linguagem JavaScript.

Python – Para que serve?

Os cinco principais usos da programação em python acontecem nas áreas de data Science, desenvolvimento de web, desenvolvimento de aplicativos, scripts de automação e finança.

Como conseguir a certificação Python?

Aqui no EAD Plus Santa Cruz, a certificação Python é obtida durante a graduação no curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas.

Após a conclusão do 1º módulo do curso, que inclui as disciplinas de Liderança, Cidadania, Ética e Tecnologia Sustentável; Cybersecurity; Integração Computacional de Hardware e Software; Gestão Ágil de Projetos de Softwares e Desenvolvimento de Soluções com Python, o acadêmico recebe o Certificado de Qualificação Profissional em Desenvolvimento em Aplicações Python.

Sem contar o certificado de qualificação profissional em desenvolvimento em aplicações python, outras certificações para desenvolvedores podem ser obtidas durante o curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, como:

– Certificado de Qualificação Profissional em Prototipação Web

– Certificado de Qualificação Profissional em Desenvolvimento Mobile

– Certificado de Qualificação Profissional em Empreendedorismo Digital e Governança de TI

 

Motivos para aprender a programar em Python

Agora que você já relembrou o que é python e sabe como conseguir certificação python, chegou a hora de descobrir os quais são os principais motivos pelos quais muitos profissionais investem nesta área.

  1. Facilidade

Python é uma linguagem muito fácil de se aprender. Usando uma sintaxe bastante simples, ela permite explorar recursos complexos de outras linguagens mais complicadas (como Java e C++) com uma dificuldade bem menor.

  1. Aumento de produtividade

O segundo motivo a ser destacado de por que aprender Python é que essa praticidade contribui para que a  programação nesta linguagem seja bastante intuitiva, o que, consequentemente, gera menos erros no código, poupando tempo e aumentando a produtividade.

Além disso, ao dominar os conhecimentos básicos de Python, você já pode automatizar uma série de processos, facilitando bastante sua vida.

  1. Comunidade ampla e popularidade

Por ser uma linguagem bastante popular, é muito fácil achar material de aprendizagem na internet, onde você pode fazer perguntas e tirar suas dúvidas.

Também existem diversas bibliotecas disponibilizadas gratuitamente por outros desenvolvedores, que possibilitam executar funções ainda mais elaboradas.

  1. Utilização versátil

Outro motivo de por que aprender Python é que sua extensão nos permite executar diversas operações integradas com outras linguagens de programação (as chamadas operações cross-language), como Java, bibliotecas C e C++ e componentes .NET.

Aliás, várias plataformas suportam Python, como Windows, Linux e Macintosh.

  1. Inteligência Artificial

Os códigos construídos nessa linguagem utilizam estatísticas que permitem aos computadores desempenhar diferentes ações. Por isso, ele é bastante utilizado na Inteligência Artificial.

  1. Programação web

Spotify e Reddit são dois exemplos de sites famosos que funcionam utilizando estruturas em Python. Existem diversas bibliotecas que tornam o desenvolvimento web bem mais simples e fácil.

  1. Gerenciamento de Big Data

Outro motivo que responde por que aprender Python é sua utilização para gerenciar Big Data. Isso porque existem diversas bibliotecas que fazem a análise de dados, como a Pandas, Dask e Pyspark. Elas permitem fazer o processamento de informações com bastante praticidade.

Essa interação com bancos de dados e a possibilidade de lidar com milhares de informações torna Python muito útil para diversas aplicações. Você pode utilizá-lo para tarefas mais simples ou para tarefas mais complexas.

  1. Computação Gráfica

Podemos utilizar Python para construir interfaces gráficas de usuário (GUI – Graphic User Interface), através da biblioteca “Tkinter”, que já vem com a instalação padrão de Python para Windows, Linux e Mac. É um modo fácil e rápido de criar um programa em Python, seja ele online, offline, grande ou pequeno.

  1. Automação

Além de tudo, Python ainda é uma linguagem de script. Isso quer dizer que com ela, é possível automatizar a execução de tarefas que seriam feitas por um operador humano, uma a uma. Essa automação pode reduzir substancialmente o tempo e energia que seriam gastos.

Outra vantagem é que um script de Python pode ser usado por outros scripts. É como se suas funções fossem “emprestadas” para outros projetos, importando-as como biblioteca.

  1. Mercado amplo

As possibilidades profissionais para quem programa nesta linguagem são bem variadas. Grandes empresas como Google, Netflix e Apple procuram profissionais para desenvolver em Python.

De acordo com uma pesquisa feita pelo site Coding Dojo, Python é a terceira linguagem de programação mais procurada pelo mercado, atrás somente de JavaScript e Java.

  1. Salário

As principais atividades que um programador dessa linguagem desempenha hoje estão relacionadas a desenvolvimento web, banco de dados, análise de dados entre outros.

Com mercado aquecido para programação proporciona bons salários.

 

Gostou do conteúdo e quer saber ainda mais sobre a linguagem Python? Então não deixe de acessar os textos abaixo:

Vale a pena trabalhar com Python?

Desenvolvedor Python: tudo sobre a carreira

O que é Python e para que serve?

Leia também:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas: tudo sobre o curso

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Receba em primeira mão novidades sobre cursos, descontos, oportunidades e muito mais!








    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.