BLOG EAD PLUS UNISANTACRUZ
Publicado por
UniSantaCruz
1 de abril de 2022

O que é Python e para que serve?

Você, provavelmente, já deve ter escutado falar sobre Python, mas talvez não saiba o que essa palavrinha significa e para o que ela serve. Se esse é o seu caso, não se preocupe, saiba que você precisa conferir este post até o final e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto. Afinal, vamos te explicar todos os detalhes sobre essa área e te mostrar como é importante conhecer mais sobre essa linguagem de programação que vem conquistando cada vez mais espaço em nosso dia a dia. 

E ao final do texto, vamos te mostrar quais devem ser os primeiros passos para investir nessa carreira.

O que é Python?

Então, para começar, conforme mencionamos anteriormente, Python é uma linguagem de programação e ela é considerada de alto nível (ou High Level Language). E ela é chamada assim porque possui sintaxe mais simplificada e próxima da linguagem humana, ou seja, ela é dinâmica, interpretada, multiplataforma e orientada a objetos. Ou seja, essa é uma forma específica de organizar softwares em que os procedimentos são submetidos às classes. Dessa forma, ela possibilita maior controle e estabilidade de códigos para grandes projetos.

E se você está entrando nesse mundo de programação agora, pode parecer que estamos falando em outra língua, com tantos termos mais técnicos e difíceis. Porém, a linguagem python é considerada relativamente simples e de fácil compreensão. E é exatamente por isso, que ela ganhou popularidade entre os profissionais da área tecnológica, que não são necessariamente programadores, cientistas de dados, engenheiros ou pertencentes a outros cargos específicos desse meio.

Sendo assim, podemos dizer que um dos seus maiores pontos positivos é contar com um grande número de bibliotecas, nativas e de terceiros. Dessa forma, essa linguagem se torna muito mais difundida e pode ser utilizada em uma grande variedade de setores dentro da área de desenvolvimento, mas também em outros segmentos como análise de dados e machine learning, por exemplo.

Como foi criado o Python?

Para dar um panorama histórico, podemos dizer que o Python foi criado em 1989 por Guido van Rossum no Instituto de Pesquisa Nacional para Matemática e Ciência da Computação (CWI), nos Países Baixos, como um sucessor da ABC capaz de tratar exceções e prover interface com o sistema operacional Amoeba através de scripts. 

Rossum é holandês, programador e matemático. E a linguagem Python foi projetada para dar ênfase ao trabalho do desenvolvedor, com o objetivo de facilitar a escrita de uma código limpo, legível e simples, tanto para aplicações menores quanto para projetos maiores e mais complexos.

Para que serve a linguagem Python?

As cinco utilidades mais comuns do Python são nas seguintes áreas: data science, desenvolvimento de web, desenvolvimento de aplicativos, scripts de automação e finança. Vamos falar um pouco mais sobre as três primeiras áreas para que você possa se aprofundar melhor no assunto.

Sendo assim, a principal área que utiliza essa linguagem é a data science que consiste na prática de extrair informação e insights através de dados. Nesse caso, é importante lembrar que a data science inclui o machine learning, visualização de dados e análise de dados. Afinal, com a navegação na internet, geramos muitos dados. E se esses dados foram usados com sabedoria é possível levar a tomadas de decisões mais eficientes para diversos negócios. E é isso que o data science faz, é uma maneira de olhar para a grande quantidade de dados e compreender seus padrões.

Já o desenvolvimento web inclui todas as atividades utilizadas para criar websites e aplicativos web-based. Sendo assim, o desenvolvedor Python pode usar frameworks da própria web para construir aplicações dinâmicas de forma mais rápida e eficiente já que não seria preciso aprender uma linguagem client-side como o JavaScript.

E quando falamos em aplicativos, o ponto principal a ser levado em conta é que o Python possibilita o desenvolvimento mobile com menos passos quando comparado com outras linguagens como Java ou PHP. Dessa forma, é possível escrever um código com a mesma função, mas com menos linhas e mais rapidez.

Invista em uma carreira na área

Agora que você entendeu mais sobre a programação em Python, já conseguiu perceber que ter conhecimento sobre essa linguagem é uma ótima alternativa para o seu futuro profissional na área. Sendo assim, o primeiro passo para desenvolver uma carreira de sucesso é apostar em um curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas

Afinal, após concluir essa graduação há um leque interessante de possibilidades de atuação. Porém, além do conhecimento teórico e prático do curso superior também é necessário investir em certificações que possam provar seus conhecimentos para o mercado de trabalho. Afinal, eles serão requisitados na hora de se candidatar a uma vaga na área. 

Certificações Python

Por isso, aqui no EAD Plus Santa Cruz ao final de cada módulo da graduação em análise e desenvolvimento de sistemas, sendo aprovado nas disciplinas, você receberá um certificado que te possibilitará ingressar no mercado. E quando concluir o curso você conquistará um total de quatro certificados de qualificação profissional. 

E entre eles, está o Certificado de Qualificação Profissional em Desenvolvimento em Aplicações Python. Ao concluir o módulo, o aluno terá direito a essa certificação Python, ela equivale a de um curso dessa linguagem de programação. Com esse conhecimento você estará capacitado a atuar como Programador ou Desenvolvedor Python. Podendo conquistar um salário de R$ 5,5 mil, ainda no início da carreira.

E além dessa certificação, o estudante também terá direito a outros três certificados no decorrer do curso. São eles: Certificado de Qualificação Profissional em Prototipação Web (proporcionando qualificação para atuar como UX Designer, Desenvolvedor Web ou Engenheiro de Software); Certificado de Qualificação Profissional em Desenvolvimento Mobile (possibilitando a atuação em funções como Desenvolvedor Mobile e Engenheiro Mobile); e Certificado de Qualificação Profissional em Empreendedorismo Digital e Governança de TI (podendo então, o profissional trabalhar como Empreendedor Digital ou Analista de Governança de Tecnologia da Informação).

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Receba em primeira mão novidades sobre cursos, descontos, oportunidades e muito mais!








    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.