BLOG EAD PLUS UNISANTACRUZ
Publicado por
UniSantaCruz
14 de novembro de 2022

Desenvolvedor Python: tudo sobre a carreira

O desenvolvedor Python é um profissional que ganhou destaque no mercado de trabalho nos últimos anos. O principal requisito é ser graduado na área de TI, como no curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas. Nesse artigo iremos abordar mais detalhes desse profissional, então fique com a gente até o fim.

Desenvolvedor python

O que é Python?

Primeiramente, você precisa entender o conceito e para que serve python.

Podemos dizer que Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada de script, imperativa, orientada a objetos, funcional, de tipagem dinâmica e forte.

Por se tratar de uma linguagem de sintaxe considerada simples e de fácil compreensão, ganhou popularidade entre profissionais da área de tecnologia.

Um dos exemplos linguagem python é para automatizar tarefas, mas ele também permite coletar, organizar e salvar informações de páginas na internet; construir um site ou app; criar jogos; monitorar redes sociais; rodar algoritmos de machine learning; criar aplicações de inteligência artificial (IA), dentre outros.

Perfil do desenvolvedor Python

Um desenvolvedor Python deve ter aptidão para a área de exatas, já que estatística e matemática são muito utilizadas em seu trabalho. Além disso, ele deve ser atencioso e muito analítico.

Para crescer na carreira, o profissional precisa desenvolver habilidades interpessoais, como inteligência emocional e sociabilidade.

Qual a função de um desenvolvedor Python?

Dentro das empresas, o desenvolvedor Python pode desempenhar diversas funções. Esse profissional pode atuar com bancos de dados e fluxos de informações, na criação de códigos e utilizando frameworks para análise de informações.

O desenvolvedor Python precisa também atuar no desenvolvimento de websites, resolução de problemas de análise de dados, melhoria da segurança e proteção dos dados e saber escrever códigos eficientes.

Em relação aos cargos ocupados por esse profissional, podemos destacar:

  • Engenheiro de Software;
  • Cientista de Dados;
  • Especialista em Inteligência Artificial; e
  • Desenvolvedor de jogos.

Para finalizar, se você quer saber quanto ganha o Desenvolvedor Python, a notícia é boa. A média salarial deste trabalhador é de R$5.500.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa linguagem de programação, vamos falar sobre o que é preciso para ser um programador python.

O que é Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

A área de Tecnologia da Informação está entre as mais promissoras do mercado de trabalho atual. Dessa forma, é importante que o aluno interessado em seguir nessa área, entenda o que é Tecnologia em Análise e Desenvolvimentos de Sistemas, afinal, esse é um segmento que pode render uma carreira promissora.

Dessa forma, podemos dizer que a área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, como o próprio nome já sugere, em analisar, desenvolver, projetar, implementar e atualizar sistemas de informação. Sendo assim, os profissionais responsáveis geram softwares que são executados em hardwares e operados por diversos usuários.

O que faz quem se forma em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

O profissional formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas conclui a graduação sendo apto a implantar, projetar, testar e gerenciar sistemas e recursos que envolvam Hardware e Software.

Dessa forma, em sua rotina de trabalho, o profissional desenvolve atividades como a elaboração de manuais, análise de dados, desenho e construção de sistema computacionais, assim como, solução de problemas variados.

Para isso, durante os quatro semestres da graduação, o aluno terá acesso a matérias como: Cybersecurity; Integração Computacional de Hardware e Software; Gestão Ágil de Projetos de Softwares; Desenvolvimento de Soluções com Python; Direitos Humanos e Relações Sociais; Desenvolvimento Web; Cloud Computing; Sistemas Operacionais E Internet Das Coisas (LOT); Engenharia de Software; Modelagem De Banco De Dados; Programação Mobile; Inteligência Artificial e Ambientes Cognitivos; e muitas outras disciplinas essenciais para a função.

Quais as áreas de atuação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Por ser uma profissão em alta, após concluir a graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, existem diversas possibilidades de atuação. Como, por exemplo, o desenvolvimento de softwares, em que o profissional atua em busca de soluções para as demandas de usuários e empresas. Porém, como já mencionamos anteriormente, é importante lembrar que esse trabalho passa por alguns processos importantes: levantamento de requisitos; análise de requisitos; desenho do projeto; implementação; testes; e implantação (quando o usuário recebe o software pronto para ser instalado).

O profissional também pode atuar na função DevOps, que é a pessoa que trabalha ao lado do desenvolvedor de software e do profissional de infraestrutura. Seu objetivo é realmente fazer uma ponte entre esses dois setores. Esse profissional também é responsável pela padronização dos sistemas, assim como, fazer as documentações exigidas e contribuir para o gerenciamento de novas versões. Outra atividade importante do DevOps é ajuda a simplificar os processos de produção, tornando as tarefas automáticas e as estruturas escaláveis.

A administração de redes também é outra possibilidade de atuação para esses profissionais. Nesse caso, o seu trabalho envolve a definição de quais redes são mais adequadas para um negócio; além de trabalhar a parte de hardware do processo; oferecer manutenção para garantir o bom funcionamento das redes; priorizar a segurança das informações envolvidas na rede; e ainda, verificar as possibilidades de expansão e atualização das redes.

Por fim, ainda há outros exemplos de possibilidades de trabalho no ramo da Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas como: administrador de banco de dados, backend e arquiteto da informação.

Metodologia UniSanta Cruz

É importante entender a metodologia de ensino da instituição na qual você estuda. Afinal é ela que garantirá a assimilação do conteúdo.

No EAD UniSanta Cruz a metodologia é garantir que o aluno entenda e aprenda o conteúdo de maneira completa. Por isso, o forte da instituição é o livro, que é desenvolvido pelo professor/autor da disciplina. Ou seja, fica a cargo do professor a responsabilidade de construir o conteúdo que chegará nas mãos do aluno, dessa forma, o estudante poderá compreender por completo a matéria.

Imagine o quanto é importante por aluno saber que o material que ele lê é o mesmo que encontrará na videoaula. Podendo então usar esses dois modelos disponíveis conforme sua preferência. Isso sem falar que a prova é também desenvolvida pelo professor, com isso, somente o que se estudou cairá na avaliação.

Grande Curricular do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Se ficou curioso com nossa metodologia, saiba que além de um conteúdo planejado para que seu entendimento seja gradual e escalável. Conforme os módulos são concluídos o aluno UniSanta Cruz recebe certificados de qualificação profissional, que podem favorecer a entrada do estudante ao mercado de trabalho.

Saiba mais aqui!

Semestre 1

  • Liderança, Cidadania, Ética e Tecnologia Sustentável
  • Cybersecurity
  • Integração Computacional De Hardware E Software
  • Gestão Ágil De Projetos De Softwares
  • Desenvolvimento De Soluções Com Python

Semestre 2

  • Desenvolvimento Web
  • Cloud Computing
  • Sistemas Operacionais E Internet Das Coisas (Iot)
  • Engenharia De Software
  • Projeto Web
  • Projeto Integrador I

Semestre 3

  • Programação Mobile
  • Devops
  • Modelagem De Banco De Dados
  • Inteligência Artificial E Ambientes Cognitivos
  • Projeto Mobile
  • Língua Brasileira De Sinais – Libras

Semestre 4

  • Governança De Ti E Direito Cibernético
  • Digital Business E Design Thinking
  • Empreendedorismo Digital E Tecnologias Exponenciais
  • Programação De Alta Performance
  • Projeto Integrador II
  • Desenvolvimento De Startups

Ao todo, o curso tem 2000 horas de duração.

 

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Receba em primeira mão novidades sobre cursos, descontos, oportunidades e muito mais!








    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.