A RESPONSABILIDADE DA EMPRESA À LUZ DA LEI ANTICORRUPÇÃO E DA MEDIDA PROVISÓRIA 703/2015
Palavras-chave:
Lei Anticorrupção. Lei n. 12.846/13. Corrupção. Responsabilidade Objetiva. Leniência. Compliance.
Resumo
No Brasil a corrupção tem sido motivo de verdadeiro caos econômico e financeiro, ao defraudar os recursos e patrimônio, afundando os cofres públicos e naufragando as empresas privadas decorrente do ilícito, denotando a necessidade urgente de que a legislação se torne severa para punir os culpados. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo geral analisar a responsabilidade por fato ilícito da pessoa jurídica, à luz da Lei Anticorrupção (Lei n. 12.846/13) e seus reflexos no campo empresarial ou que incidam sobre a pessoa física, no que couber responsabilidade pelo ilícito. Como objetivos específicos, trouxe relatos históricos da legislação precursora no combate à corrupção (ativa e passiva); estudaram-se as inovações trazidas pela Lei n. 12.846/13, em observância à responsabilidade objetiva da pessoa jurídica e responsabilidade solidária das entidades coligadas e consorciadas; analisaram-se as vantagens do acordo de leniência e as sanções aplicadas ao violador de direitos e ao infringente de normas; estudaram-se os atenuantes da Lei com vistas à Medida Provisória n. 703/2015 e a compliace, finalmente apresentaram-se alguns casos concretos de jurisprudências proferidas pelo Poder Judiciário, em confronto com a literatura e com a legislação pós-moderna. Utilizou como método o estudo de revisão bibliográfica e apresentação de casos concretos, por meio de jurisprudências.
Publicado
2017-02-13
Seção
Artigos
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).