A DESAPOSENTAÇÃO E A POSSIBILIDADE DA DEVOLUÇÃO DOS VALORES RECEBIDOS PELO SEGURADO
Resumen
A desaposentação é tema relativamente novo nas discussões jurisprudenciais brasileiras, bem como ainda muito controvertido na doutrina. Como novos hábitos sociais têm influência direta na transformação do Direito, podendo até serem consideradas fontes deste, a desaposentação surge como instituto novo em consequência justamente das transformações sociais que, no mais das vezes, se deparam com lacunas na Lei. Tal instituto surge de uma necessidade social do trabalhador que busca um aumento efetivo em seu salário benefício, trata-se, assim, da possibilidade do segurado aposentado voltar ao mercado do trabalho e continuar contribuindo para a Previdência Social, renunciando a sua primeira aposentadoria em busca de um novo benefício mais vantajoso. Ou seja, é a possibilidade de se majorar o seu salário benefício através da concessão de uma aposentadoria mais vantajosa. Dessa forma, através dos principais fundamentos constitucionais como o valor social do trabalho, da dignidade humana e da contrapartida dos benefícios, o segurado da Previdência Social busca por um melhor benefício através do trabalho.
Publicado
2017-02-13
Sección
Artigos
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).