A FERTILIZAÇÃO IN VITRO E O DIREITO SUCESSÓRIO NO BRASIL: Uma Discussão de Direitos sobre o Implante de Embriões Post Mortem
Resumen
O presente estudo é desenvolvido sob o contexto das ciências jurídicas, mais especificamente com a abordagem do direito sucessório. Atem-se a disposições e entendimentos jurisdicionais da esfera brasileira, sendo norteado pela Carta Magna e respectivos códigos. Faz uma abordagem entre a sucessão e a fertilização in vitro, com objetivo de identificar direitos sucessórios no caso dÉe fertilização in vitro post mortem realizada pelos genitores. A pesquisa é desenvolvida sob o objetivo exploratório, apresentando caráter básico. Os dados são coletados em fontes secundárias de pesquisa, dentre as quais artigos, livros e periódicos. São usados prevalentemente artigos disponibilizados em bases de dados na internet, e esses dentro do contexto brasileiro. O tratamento dos dados é crítico-dissertativo com agrupamento textual segundo ideias principais, e a análise dos mesmos é qualitativa. A inspiração da pesquisa se dá segundo o método dedutivo, num conjunto de correlações, argumentações e discussões pertinentes à matéria. Espera-se que os resultados desse estudo venham contribuir positivamente à educação, estado atual do conhecimento, ciências jurídicas e sociedade, e isso pelo aspecto esclarecedor e motivador de pesquisas. Como resultado principal desse estudo, chega-se a uma enumeração, simples e prática dos direitos sucessórios, da vida em formação, proveniente da fertilização in vitro post mortem realizada pelo genitor.
Publicado
2017-02-13
Sección
Artigos
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).