DIREITO AMBIENTAL – DANO PATRIMONIAL E A RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL
Abstract
Este trabalho visa estudar o dano patrimonial e a responsabilidade civil ambiental. Na presente pesquisa buscou-se analisar, primeiramente, breves análises doutrinárias a respeito do meio ambiente em geral e a responsabilidade civil que é uma obrigação sobre uma pessoa, que ficará responsável por ressarcir os danos causados a outrem, significa dizer ainda, que responde por atos ou fatos cometidos pelo agente. Assim, ter direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado equivale dizer que há um direito que não se desequilibre significativamente o meio ambiente, visando um desafio científico, no qual haja a possibilidade de decidir se as mudanças são positivas ou ainda, negativas. Baseia-se o tema com fundamento no artigo 225 da Constituição Federal e na Lei 6.938/1981. Considerou-se, também, os elementos e características dentro da responsabilidade patrimonial ambiental, diferenciando ainda, os formatos de dano ambiental. E por último, tratou-se da visão jurisprudencial no que se refere às várias aplicabilidades do dano patrimonial em casos que se configura o dano e posteriormente a obrigação em repará-los.
Published
2017-02-13
Section
Artigos
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).