ACIDENTE DE TRABALHO E A RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo, estudar com base na doutrina e jurisprudência, a responsabilidade civil do empregador nos acidentes de trabalho, qual o seu grau de culpa, o ônus da prova, e a devida proteção quanto à saúde e segurança dos seus empregados. Neste sentido, o contrato de trabalho possui característica de dever e obrigações, entre suas cláusulas, há o dever do empregador em zelar com a saúde e segurança dos seus empregados, no Brasil é questão ainda muito recente. Com o passar dos anos, criou-se a responsabilidade acidentária, que é a contribuição paga pelo empregado ao INSS e que lhe assegura nos casos de acidentes do trabalho. Mas ainda não basta somente a responsabilidade acidentária, desta maneira, o Código Civil de 2002, em seu artigo 927, o artigo 7º, inciso XXVIII, e Emenda Constitucional número 45 de 2004, ampliou ainda mais as discussões quanto a responsabilidade civil em caso de acidente de trabalho, e da necessidade de reparação quanto aos danos sofridos, como os danos extrapatrimoniais e estéticos. A doutrina brasileira aplica a responsabilidade civil contratual e a responsabilidade civil objetiva e subjetiva, fazendo com que tenhamos diversas interpretações. Mister então se fez necessário a conceituação da relação empregado e empregador, bem como julgados dos Tribunais brasileiros.
Published
2017-02-13
Section
Artigos
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).