DA ADEQUAÇÃO DAS SOLUÇÕES DE CONFLITOSPARA GARANTIA DE EFETIVAÇÃO DE PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS
Abstract
O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo,destacar as dificuldades para a população em geral ter direito ao efetivo acesso à justiça. Quais obstáculos do efetivo acesso à justiça podem ser solucionados. Os principais movimentos renovatórios de acesso à justiça, foram divididos em três ondas, sendo a primeira solução encontrada foi denominada de primeira onda: assistência judiciária para os pobres, a segunda onda:refere-sea representação dos direitos difusos, coletivos ou grupais, principalmente dos interesses das áreas de proteção ambiental e do consumidor, já a terceira onda:do acesso à representação em juízo a uma concepção mais ampla de acesso à justiça, tem como objetivo instituir técnicas processuais adequadas.O acesso à justiça não quer dizer somente a solução dos conflitos por meio do processo judicial. Mas pode-se obter o acesso à justiça por outros meios adequados de resolução de conflitos, dentre os quais encontram-sea conciliação, arbitragem e mediação. O trabalho aborda a conciliação, a arbitragem e a mediação, como formas adequadas de solução dos conflitos. Foram vistos as características pertinentes a cada instrumento. Muito se discute sobre a prestação jurisdicional célere e eficaz, principalmente com a chegada do novo Código de Processo Civil.E as perspectivas com a vigência do novo Código de Processo Civil Brasileiro.
Published
2017-02-13
Section
Artigos
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).