A EFICÁCIA DAS MEDIDAS SOCIO-EDUCATIVAS APLICADAS AO ADOLESCENTE INFRATOR BRASILERO
Palavras-chave:
Medidas Socioeducativas. Ato infracional. Adolescente infrator. Ressocialização. Excepcionalidade.
Resumo
O presente trabalho faz uma análise da história dos direitos da criança e do adolescente e suas conquistas desde a fase imperial no Brasil, além disto, verifica a eficácia das medidas socioeducativas aplicadas ao adolescente infrator no Brasil, com base nos dados de reincidência. A questão verificada é: As medidas socioeducativas realmente ressocializar o jovem infrator? Ou apenas apresentam uma característica punitiva? O método utilizado para buscar essa resposta foi o comparativo bibliográfico além de análises jurisprudenciais. O Estatuto prevê aos adolescentes medidas socioeducativas com caráter pedagógico e ressocializador e o objetivo será de verificar o cumprimento desse caráter. O Estatuto prevê ainda que a medida de internação, diante a sua gravidade e seus efeitos ao adolescente, seja aplicada apenas em casos excepcionais. O que se objetiva buscar com esse trabalho é se esse princípio assim como os diversos outros presentes na lei são respeitados na rotina de cumprimento das medidas. Para que as medidas tenham o resultado desejado é necessária a sua correta aplicação, o respeito à dignidade humana, o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e a participação do Estado, da família e da sociedade na ressocialização do jovem
Publicado
2017-02-13
Seção
Artigos
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).