PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

  • Fernanda CREVELIN
  • Danielle GRACIOLA
  • Laiza Padilha dos SANTOS
Palavras-chave: Psicologia. Maturação. Desenvolvimento infantil.

Resumo

O livro didático “Psicologia e Educação” de Irene Carmen Piconi Prestes e Catarina de Souza Moro aborda as diversas facetas que a infância apresenta suas dificuldades e como elas devem ser abordadas. O capítulo “Psicologia do desenvolvimento infantil” é feito por Prestes e segundo ela, o estudo do processo do desenvolvimento humano descreve a evolução de um ser que é imaturo, possui dependência e é incapaz de garantir a própria sobrevivência. Assim, significa entender como a criança. O adolescente e o adulto crescem e a partir disso se desenvolvem. Além disso, a autora considera que o ser humano não é um produto apenas de sua cultura, mas um mistura disso com o resultado de sua herança genética. A autora escreve então, que o capítulo sobre a Psicologia do desenvolvimento busca explicar de que maneiras o homem se comporta e muda ao decorrer do tempo e como essas mudanças acontecem e são compreendidas no contexto escolar, de acordo com os comportamentos próprios de cada faixa estaria. Para a autora, o desenvolvimento infantil está relacionado com a hereditariedade, essa remete a algumas características específicas ao desenvolvimento, como por exemplo, a velocidade de aprendizado, a estatura, a massa corporal. Dessa forma, utilizando as palavras da autora “[...] o desenvolvimento físico e psicomotor na infância é altamente dependente da maturação biológica, mas é também suscetível à influência ambiental”. Ou seja, para que a crianças se desenvolva, estão envolvidos aspectos hereditários, como citado, fatores biológicos, e também questões sócio-histórico-culturais, que estão relacionadas com o meio e o ambiente que a criança vive. Além disso, Prestes, apresenta o conceito de maturação, ela se refere “ao processo de transformação ao nível das forças biológicas geneticamente programadas”, que direcionam o crescimento da criança. A maturação também envolve o controle dos movimentos corporais, a integração sensório-perceptiva, a possibilidade de sentar, caminhar, padrões hormonais, além da motricidade global e fina para o funcionamento pleno do corpo. Conclui-se então, a partir dos dados apresentados por Irene Carmen Piconi Prestes que a psicologia do desenvolvimento infantil explica e descreve o processo de evolução contínuo da criança, por meio de um código genético que se transforma em razão da maturação e das interações com o meio. Por fim, esse desenvolvimento acontece em quatro etapas, à primeira está relacionada com o primeiro ano de vida da criança, no qual ela deve se adaptar ao cotidiano familiar. A segunda corresponde à primeira infância, é o momento em que a criança demonstra curiosidade pelas coisas. Já a terceira fase é a segunda infância, o período escolar em que a criança brinca de faz de conta. E a quarta fase é a fase da infância, que vai do período escolar a puberdade, acontece à maturação sexual e do corpo. Assim, a análise do desenvolvimento infantil contribui para a aplicação da educação.
Publicado
2018-01-16
Seção
Resumo