A METODOLOGIA DE CENTRO DE INTERESSES

  • Kalinca SCHLEGEL
  • Nicole STANGLER
  • Laiza Padilha dos SANTOS
Palavras-chave: Metodologia. Centro de Interesse. Aprendizagem.

Resumo

Centro de interesses é uma metodologia de ensino criada em 1927 pelo Dr. Ovide Decroly, um médico, educador e psicólogo belga. Esta metodologia enfatiza as condições sociais, psicológicas e fisiológicas do desenvolvimento infantil e tem como ponto principal um tema central que agrupa as atividades que as crianças desenvolvem e que são controladas pelo professor; há uma globalização dos conteúdos em que todos afluem para o tema central; esse assunto central também deve condizer com os interesses das crianças. Para Decroly, a necessidade e o interesse são inerentes e a necessidade é o maior interesse da criança. Há três etapas nessa aprendizagem: a observação que coloca a criança em contato com seres e objetos; a associação que relaciona objetos e situações entre si e a expressão que ajuda a manifestar o pensamento de modo que a criança possa ser entendida pelas demais (palavra, escrita, desenho etc.). O psicólogo belga diz que as crianças possuem quatro necessidades fundamentais: o dever da alimentação, a produção (agir, trabalhar, descansar e divertir-se), a defesa contra perigos e inimigos, e a proteção contra intempéries. Assim, o tema escolhido para essa abordagem metodológica precisa corresponder a um agrupamento de assuntos que ajudem a criança a desenvolver estas quatro necessidades. Como exemplo, tem-se o estudo do meio imediato das crianças, onde elas aprendem de acordo com a organização dos temas: do mais simples ao mais complexo: quando a dificuldade do aprendizado começa a aumentar; do familiar ao desconhecido: essa aprendizagem é feita de acordo com o que ela conhece para depois ir se distanciando ao desconhecido; do próximo ao distante: similar à organização anterior, começa a aprender de acordo com o que está próximo ao seu convívio para depois ir além; do concreto ao abstrato: a criança conhece o que vê, para depois conseguir imaginar coisas abstratas que não fazem parte de seu dia a dia. É a partir desse tema que a organização dos centros de interesse entende-se do estudo do eu, primeiramente, para prosseguir com a família, a escola, o bairro, a cidade etc. Partindo do que está mais próximo (eu) e aumentando o conhecimento para o que está a sua volta. De acordo com Decroly, o estudo do meio quer dizer que a aprendizagem não é só dentro da escola e se faz em todos os momentos, a criança tem maior liberdade em seu ensino para que assim possa desabrochar e expandir o seu potencial, e, também, aprender a partir do próprio interesse.
Publicado
2018-01-16
Seção
Resumo