SÍNDROMES

  • Aline LOPES
  • Eduardo Cassiano CORDEIRO
  • Laiza Padilha dos SANTOS
Palavras-chave: Empresa. Trabalhador. Gestão. Equipe. Constituição.

Resumo

Na gestão empresarial nos deparamos com as chamadas "síndromes", que são os problemas causados muitas vezes pela má gestão nas empresas. Atualmente se fala em sete síndromes as quais sejam: a primeira síndrome, emoção reprimida e estresse, afeta os funcionários e também os gestores. Os funcionários estão muitas vezes sobrecarregados de tarefas, com prazos para concluí-las e nem todos conseguem lidar com esse tipo de pressão. Esse estresse acumulado, em alguns casos, evolui para um quadro de depressão. O mesmo ocorre com os gestores, devida às responsabilidades que possuem. A segunda síndrome, que é a falta de autonomia, também pode afetar funcionários e gestores. Um gestor sem autonomia não vai saber o que fazer e como agir em situações problemáticas. Um funcionário sem autonomia não vai crescer em sua carreira, pois não saberá fazer nada além do que lhe for solicitado, não saberá agir por conta própria e não saberá arriscar. Já a terceira síndrome, a política de baixa confiança, gera inúmeros problemas, pois sem o quesito básico que é a confiança, a empresa tem dúvidas quando vai colocar em prática um projeto ou uma ideia. Sem a confiança, um líder não influencia sua equipe, pois não tem a capacidade de motivá-la, não consegue ter um foco comum com seus subordinados, e dessa forma não consegue delegar as atividades e as metas a serem alcançadas. A falta de confiança também leva a falta de gerenciamento dos conflitos que surgem no decorrer do tempo, pois as pessoas não interagem umas com as outras, inexistindo cooperação entre elas. A próxima síndrome é a discriminação, a qual enseja atenção por parte da jurisprudência, justamente pelos efeitos negativos que tais atitudes causam ao indivíduo, em especial, por afetar de forma direta o princípio da igualdade, constante na Carta Magna de 1988. Com relação às equipes ineficazes, fica claro que elas causam disfunções no ambiente de trabalho justamente pelo fato de que elas criam conflitos e rivalidades, causando uma queda acentuada na produtividade. As decisões ruins, principalmente àquelas baseadas na falta de perspectiva nas pessoas, afeta o ambiente empresarial, por que tais decisões levarão ao cometimento de erros que, em vários casos, não podem ser remediados. Por último, e não menos importante dentre as síndromes causadas pela má gestão de empresas, temos o gerenciamento pelo medo. Tal gerenciamento pode ser fatal para o desempenho das empresas, primeiramente, porque ao ser acuado, o trabalhador tem sua criatividade limitada e esconderá seus erros com maior frequência além é claro, de que novamente, ferem – se princípios constitucionais ao adotar tal gerenciamento como algo rotineiro dentro de uma empresa, conduta essa que deve ser evitada por qualquer gestor. Diante de todo o exposto, ficou claro que um ambiente de trabalho equilibrado e salubre é essencial para que haja um bom desempenho das funções e, para que assim, tais síndromes sejam evitadas ou, em caso de sua manifestação, que medidas eficazes sejam tomadas para diminuir ou até mesmo erradicar seus efeitos.
Publicado
2018-01-10
Seção
Resumo