PARTICIPAÇÃO DE MERCADO E VANTAGEM COMPETITIVA

  • Jeniffer Cristine Hilbert Gomes PEREIRA
  • Maria Caroline Leges FERNANDES
  • Laiza Padilha dos SANTOS
Palavras-chave: Vantagem competitiva. Empresa. Mercado.

Resumo

Atualmente tem-se vivenciado uma revolução no conceito e na prática do valor, inclusive no sentido globalizado. Os novos ambientes de negócio mudam rapidamente e o valor também. Muda e migra de uma empresa para outra, de um produto ou serviço para outro, de uma marca para outra consoante ensina Slywotzsky (SLYWOTZSKY, 1996, p.19). Agregando valor ao seu negócio, você tem as referências práticas para traduzir a exigência do cliente por maior em novas e eficazes fontes de vantagem competitiva nos termos Tucker (TUCKER, 1999, p.23). Vantagem competitiva é uma estratégia que gera o valor que sua empresa é capaz de praticar com competência maior do que os concorrentes e é difícil, ou muito dispendiosa, de ser imitada nos termos de Hitt (HITT et al., 2002, p.5º). No mundo empresarial de hoje, a criação e a manutenção de uma vantagem competitiva pode significar a diferença entre a vida e a morte de uma organização, consoante Wagner (WAGNER III et al., 2000, 3.3). Podemos Podem-se citar alguns exemplos de vantagens competitivas que podem existir em uma empresa, dentre eles um dos mais importantes é aquele da lembrança por parte de seus consumidores em relação aos produtos daquela determinada empresa, podendo ocorrer também á lembrança do design da marca e da logomarca. Normalmente a marca que é conhecida do público, nos rótulos e nas embalagens de modo geral terá uma confiança superior se comparadas às adversárias. Outro exemplo é referente á localização da empresa, pois dependendo da localização esta pode melhorar o seu funcionamento, através de melhores vias de comunicação e transporte, assim como poderá facilitar o acesso aos funcionários. O preço também tende a ser um grande diferencial quando usado para promover as vendas. Seja por meio de promoções ou descontos mais baixos que a concorrência sempre desperta interesse do público e podem ser fatores decisivos para os consumidores em geral. Outro fator relevante é a qualidade do produto, pois diferencia as melhores marcas das outras. Quando uma empresa consegue alinhar preço e qualidade consegue uma vantagem competitiva que pode definir seu sucesso. Outra maneira de conseguir uma vantagem competitiva em larga escala é contratando funcionários ligados nas tendências e com facilidade de adaptação. Outro diferencial é possuir uma assistência técnica que cubra toda a área de venda do produto e resolva os defeitos de forma rápida e eficaz. Outra forma seria com as compras online ou presenciais com um serviço de entregas eficiente e rápido. Ou ainda um serviço de apoio ao cliente que esteja sempre disponível, e que conta com uma equipe de profissionais preparados para responder a todos os problemas é mais um diferencial. Outra grande vantagem que faz toda a diferença é contar com uma equipe de funcionários motivada que realizará um trabalho de qualidade além de criar um bom ambiente de trabalho na empresa. É preciso deixar claro que para se ter tiver uma vantagem competitiva em uma empresa é extremamente necessário criar uma vantagem sobre os seus concorrentes, especialmente com a economia nos dias atuais, assim, todas as vantagens contam na hora de estabelecer um negócio de sucesso.
Publicado
2017-12-18
Seção
Resumo