GESTÃO EMPRESARIAL: EFICÁCIA E EFICIÊNCIA

  • Rosicléia Soares RIBEIRO
  • Laiza Padilha dos SANTOS
Palavras-chave: Gestão. Eficácia. Eficiência. Empresa.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre a eficácia e eficiência na gestão empresarial, mas para isso, se faz necessário discorrer sobre o conceito de gestão e suas finalidades. Gestão vem do latim gestare que significa gerir, gerenciar administrar. Para Magretta apud Real gestão é a disciplina que torna possível o desempenho conjunto. Já para Peter Drucker gestão tem uma finalidade, uma ordem, uma sistemática é o conhecimento generalizado de uma disciplina. Mas gestão também é arte, técnica, tecnologia e ciência. Ao passo que, para Daft apud Real gestão é a realização dos objetivos organizacionais de uma forma eficaz e eficiente, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais. Porém para atingir os objetivos de forma eficaz e eficiente se faz necessário compreender o sentido desses dois termos. Peter Drucker, o pai da Administração moderna, define os termos da seguinte forma: A eficiência consiste em fazer certo, as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos, ou seja, menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc. Já a eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial. A eficiência significa a correta utilização dos recursos (meios de produção) disponíveis. A organização racional de o trabalho buscar a melhor maneira, isto é, os métodos de trabalho para estabelecer os padrões de desempenho das tarefas. Assim, a eficiência está voltada para a melhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas (métodos de trabalho), a fim de que os recursos (pessoas, máquinas, matérias-primas etc.) sejam aplicados da forma mais racional possível. A eficiência preocupa-se com os meios e métodos, que precisam ser planejados a fim de assegurar a otimização dos recursos disponíveis. A consequência direta da eficiência é a produtividade. Já a eficácia refere-se ao desempenho, e a efetivas conquistas dos resultados, é alcançar o resultado desejado. Para Idalberto Chiavenato não basta ser eficiente. Não basta ser eficaz. Cada empresa deve ser considerada sob o ponto de vista da eficiência e da eficácia ao mesmo tempo. Em termos econômicos, a eficácia de uma empresa se refere a sua capacidade de satisfazer uma necessidade da sociedade por meio do suprimento de seus produtos (bens ou serviços), enquanto a eficiência é uma relação de técnica entre entradas e saídas. Nesses termos, a eficiência é uma relação entre custos e benefícios. Pode-se, às vezes, ser eficiente e não eficaz e vise e versa. Um exemplo é o aluno que estuda para um exame, ele se planeja, arruma os livros, etc. ele está sendo eficiente, posteriormente na realização do exame, diga-se que não tenha tirado nota dez, neste caso não adiantou a eficiência se não obteve a eficácia (resultado). Não basta que os objetivos sejam alcançados (eficácia), também é preciso que eles o sejam da melhor maneira possível (eficiência).
Publicado
2017-12-12
Seção
Resumo