A FILOSOFIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

  • Iran Cardoso BILHEIRO
  • Gilson RIBEIRO
  • Heverton CANDEU
  • Michel Dionísio de SOUZA
Palavras-chave: Filosofia. Ciência. Ética. Interdisciplinaridade. Indispensabilidade.

Resumo

considerando a constatação do grande desinteresse pela Filosofia, por parte do público discente que atuam nos estabelecimentos de ensino. Considerando também, a eficaz utilização desta disciplina como elemento norteador para a aprendizagem das demais. Considerando ainda, a necessidade de se buscar as causas deste evento nocivo ao pleno desenvolvimento do homem na sua intelectualidade, bem como apontar possíveis soluções. Trazemos dentro deste diapasão, o presente trabalho, com o objetivo primordial de instrumentalizar por meio de uma metodologia observacional e bibliográfica a melhor maneira de verificar as causas e efeitos pertinentes ao ensino/aprendizagem da Filosofia. Isto posto, há de ponderar a necessidade de mergulhar de forma mais profunda pelos caminhos percorridos por esta ciência, buscando trazer à baila as suas contribuições para todos os campos do saber. Todavia, não se pode olvidar que,a Filosofia foi o carro chefe da disseminação do conhecimento,trazendo assim, significativa contribuição para o saber científico. Entretanto, é possível, que, dado a pulverização do saber científico ocorrido a partir do século XV, houve uma disposição de tornar a filosofia uma ciência isolada das demais. Acredita-se que isto tenha se dado,haja vista, o perfil teológico agregado à ela pela Igreja católica.Entretanto,o que se pretende aqui neste trabalho, é realçar o caráter latu senso desta ciência, que uma vez, tendo pensadores de primeira grandeza como foram Sócrates, Platão e Aristóteles, permaneceu em evidência contemporânea nos ambientes acadêmicos, nas instituições estatais e até mesmo nas ruas, confirmando assim a hipótese real de sua utilidade em todos os campos do saber, tanto ao senso comum como ao científico.
Publicado
2017-01-30