FELICIDADE: UM FOCO HOLÍSTICO PARA O DIREITO

  • Juraci CAMARGO
  • Fernando Azeredo

Resumo

A Felicidade, como pode ser adquirida? Ao acaso? Sorte? Hábito? Espécie de adestramento? Providência divina? Aprendizagem? Dádiva dos Deuses? Segundo Aristóteles “[...] a felicidade não seja dada pelos deuses, mas, ao contrário, venha como um resultado da virtude e de alguma espécie de aprendizagem ou adestramento, ela parece contar-se entre as coisas mais divinas.”Segundo o autor “ Confiar ao acaso o que há de melhor e mais nobre seria um completo contra-senso.”(ARISTÓTELES,2001, p.23:20) Aristóteles diz que a felicidade é a melhor: “A felicidade é, portanto, a melhor, a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo [...]”(ARISTÓTELES,2001,p.22:25).Ensina o autor que uma parte da felicidade é adquirida ao acaso, sorte ou uma espécie de adestramento, providência divina seja ela aprendizagem ou Dádiva dos Deuses; outra parte é adquirida através da virtude e neste casoatravés do intelecto e da moral pelo hábito.Segundo Aristóteles na alma encontra-setrês espécies de coisas–paixões, faculdades e disposições de caráter, a virtude deve ser uma destas.(ARISTÓTELES, 2001,p.37:20).“[...] aos hábitos dignos de louvor, chamamos virtude (ARISTÓTELES,1984,p.64:10),“[...]a alma tem uma parte racional e outra parte privada de razão (ARISTÓTELES,1984, p.63:30), [...] e essa parte irracional seria as paixões.(ARISTÓTELES,1984,p.71:20) [...] e de certo modo o elemento irracional seria persuadido pela razão. 1103a. Portanto, segundo o autor, seriamos efetivamente louvados pela nossas reações em relação a estes sentimentos conceituando como disposição de caráter:Por faculdades,entende-se, as coisas em virtude das quais se diz que somos capazes de sentir tudo isso, ou seja, de nos irarmos, de magoar-nos ou compadecer-nos; por disposições de caráter, as coisas em virtude das quais nossa posição com referência às paixões é boa ou má. (ARISTÓTELS,1984,p.71:25)“[...] Com referência à cólera, nossa posição é má se a sentimos de modo violento ou demasiado fraco, e boa se a sentimos moderadamente; e da mesma forma no que se relaciona com as outras paixões.” (ARISTÓTELES,1984,p.71:25).Conclusão, a virtude seria então a reação de modo moderado, agindo desta maneira segundo as virtudes listadas pelo autor alcançaríamos a felicidade.
Publicado
2017-01-27