O INTRADUZÍVEL E O INESGOTÁVEL NA OBRA DE FRIDA KAHLO: EXPRESSÕES E IMPRESSÕES DO CONHECIMENTO ARTÍSTICO

  • Maria Eugênia BERTOLDI
  • Tiago NOWADZKI
Palavras-chave: Conhecimento Artístico. Intraduzível. Inesgotável. Frida Kahlo.

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade a busca de dois dos principais cunhos do conhecimento artístico resgatados na obra de Frida Kahlo: a intraduzibilidade de forma e a inesgotabilidade de informação que uma composição estética conserva. Referência para a análise dualista do conhecimento artístico, a pintora mexicana apresenta em seu rol de quadros supra-realistas uma formidável gama de transcrições profundamente sentimentais de caráter pessoal que admitem infinitas interpretações e caracterizam-se por inúmeros detalhes. Como causalidade, a biografia da artista é preenchida por diversos problemas: suas angústias, dramas íntimos e públicos rotulados nas ideologias socialistas ou ainda em seus diversos casos amorosos, passando principalmente por inúmeros problemas fisiológicos, tais como a poliomielite na infância, atrofia do pé direito e póstuma necessidade de amputá-lo ou ainda a impossibilidade de gestação por sequelas de seu acidente entre o bonde em que estava e um trem na sua juventude. Devido a sua paralisia temporária começou a pintar, por intermédio de seus pais, em sua cama adaptada com espelho e cavalete. Iniciou retratando a si mesma e posteriormente essa característica se presenciou em todas as demais obras, sua figura sempre marcava presença. O conhecimento artístico é postulado por duas grandes características em seu escopo: primeiramente temos a intradutibilidade ou a impossibilidade que uma obra possui em ser traduzida. Clarificando tal definição, pode se exemplificar a tentativa de se textualizar um quadro. Obviamente diversos outros fatores poderiam ser perdidos em tal transcrição, por mais erudição que o analista possua sobre o tema, é tido como certo que nem tudo será absorvido. A análise é sempre individualista. A segunda e complementar característica é o fator inesgotável das informações que a arte providencia. Seguindo com o exemplo acima, seria também impossível a extração total e definitiva de todos os dados compostos em um quadro com o propósito de se obter uma interpretação cabal. A composição lírica fervilha de analogias pessoais e emocionais. Para se constatar ambos fatores do conhecimento artístico na obra de Kahlo, podemos recorrer a diversos estudos psicanalíticos das graves causalidades em sua vida, que são amplamente delineadas em suas pinturas. Todo seu trabalho é caracterizado pelo autorretrato. Ela pincela seu acidente, seu aborto espontâneo, o término de seu casamento em que corta seus cabelos e veste-se com roupas masculinas, além de esboçar aspectos da cultura mexicana, desde a tradição indígena até as revoluções sociais de sua época; outro escopo sempre diagnosticado na sua obra. O surrealismo é uma corrente artística, a qual ela pertence, que geralmente formula-se por obras de extremo cunho pessoal, fundamentadas no psicológico mais íntimo de cada artista, trazendo aspectos profundos que busquem transcrever sua criatividade mas que ao mesmo tempo procurem causar sentimentos, sensações e emoções ao público espectador. Então, a inesgotabilidade é o objetivo em si da arte, ela pode ser sempre interpretada infindavelmente por quem vai apreciá-la. A intraduzibilidade se dá por definição: o quão impossível seria transcrever toda a informação contida num quadro de Kahlo em uma análise textual ou musical sem que algo se perdesse?
Publicado
2017-01-26