18 de outubro de 2022

Web designer pleno e sênior confira um comparativo entre os cargos

O Web Designer é o profissional que desenvolve o conceito visual de sites e outras plataformas virtuais, como aplicativos. Conforme seu nível de conhecimento e experiência, esse profissional pode ser classificado como pleno ou sênior. Entenda melhor sobre no artigo abaixo.

Web designer (2)

A classificação de cargos pode confundir um pouco os profissionais que atuam em diferentes setores e mercados. Afinal, o que significa ser júnior, pleno ou sênior em alguma função ou atividade?

Isso sem contar no fato de que essas formas de ordenação variam conforme as instituições, acompanhadas de salários igualmente variáveis. Então, como indicar qual perfil você se encaixa?

Qual a diferença entre Junior, Pleno e Sênior?

Cada uma dessas categorias serve para distinguir o nível de experiência e expertise do profissional. Por quanto tempo ele exerceu essa atividade e como ele é independente na realização de suas demandas.

Por exemplo, o cargo Júnior entende-se que é uma pessoa que recentemente atua na área, geralmente iniciando a carreira. Suas funções são estipuladas por um superior e ele é um subordinado sem autoridade própria.

Geralmente o tempo que um funcionário fica como Júnior é de até cinco anos, mas isso pode variar de empresa para empresa. Em startups, por exemplo, essa dinâmica de crescimento profissional é bem mais rápida do que em uma empresa convencional.

O próximo nível é o pleno. Neste temos uma maior complexidade de atividades e possui certa autonomia, entretanto ele ainda está subordinado a um gestor. Como é um profissional mais experiente, ele consegue se virar em várias frentes. Geralmente para ser considerado pleno em uma atividade, é preciso ter de 5 a 9 anos de experiência na área.

Agora o Sênior é um cargo mais elevado, esse sim é independente e geralmente fica responsável por coordenar equipes. São pessoas com 10 anos ou mais de atividades na área e conhecem muito bem o que estão fazendo, por isso acabam tomando as decisões mais complexas e ariscadas.

Quais as funções de um Web Designer?

Um Web Designer fica a cargo de desenvolver o visual de um site ou plataforma virtual, suas ferramentas de trabalho incluem o conhecimento de HTML e o CSS, além de profunda instrução sobre os conceitos visuais.

De fato, seu nível de programação não precisa ser alto, mas para o profissional que lida com site, um pouco de domínio é o ideal.

É ele o responsável de encontrar a melhor apresentação e jornada do usuário no site, ou seja, a usabilidade. Buscando trazer boas experiências ao usuário.

Para saber mais leia nosso outro artigo!

Qual a diferença entre Web designer Pleno e Sênior?

Como comentamos, a diferença está no tempo de experiência e autoridade do cargo. O Web Designer Pleno atua com certa autonomia, mesmo subordinado a um coordenador, e possui alguns anos de atuação.

Já o Web Designer Sênior é um profissional com vários anos de experiência e, por ter passado por situações adversas, consegue lidar com problemas mais complexos, tomando decisões estratégicas, e ainda fica responsável por conduzir equipes.

Qual o salário de um Web designer Pleno e Sênior?

Os salários estão diretamente ligados ao nível de responsabilidade do cargo, então sim, o Web Designer Sênior tem a maior remuneração.

De acordo com o site glassdoor, o salário de um Web Designer Pleno no Brasil é em média R$4.137,00.

Para Web Designer Sênior o valor é em torno de R$6.447,00

Como se especializar para se tornar um Web Desinger?

Na UniSantaCruz EAD é possível se especializar e já começar a exercer a função. Pois ao concluir o primeiro módulo do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, o aluno receberá um Certificado de Qualificação Profissional em Desenvolvimento Design de Web.

Com isso, ele poderá comprovar suas competências e interesse nessa área. Afinal, o objetivo da UniSantaCruz é proporcionar o ensino adequado para que o estudante possa o quanto antes adentrar no mercado de trabalho.

E isso é só o começo, há ainda mais benefícios. Saiba tudo aqui!

Esperamos que tenha sido um artigo esclarecedor. E que tenha ajudado na sua escolha profissional.

Até a próxima!