7 de outubro de 2022

Analista de web designer descubra como é a profissão

O Analista de Web Designer é o profissional responsável pela criação visual de sites e plataformas de interação virtual. É de sua responsabilidade encontrar o equilíbrio entre conteúdo e experiência do usuário no site.

web design

Você já deve ter notado o quanto um belo site pode influenciar na sua experiência como usuário.

A maneira como a plataforma foi desenvolvida, a distribuição dos elementos, as cores, os caminhos de acessos, tudo isso pode agregar valores e opiniões conscientes e inconscientes a quem está navegando no domínio.

Um site mal estruturado pode fazer com que o visitante nunca mais volte, além de incentivá-lo a propagar a má experiencia aos seus contatos. Trazendo prejuízos irreparáveis. Afinal, cada acesso, por menor que seja, é crucial. Principalmente, caso seja um site de vendas.

Devido a isso, é de vital importância a contratação de um Web Designer.

O que é um analista de web design?

O analista de web design é o profissional que estrutura o layout do site ou plataforma digital. Fica a seu cargo o conceito estético da plataforma, assim como sua funcionalidade.

O Web Design é um braço do Designer Gráfico e parte dos seus conhecimentos envolvem HTML e CSS, termos de programação voltados para construção da arte do site.

O analista de Web Designer antecipa a jornada do usuário, prevendo seus passos e interesses, manipulando as sensações, para que sua experiência na plataforma seja a mais favorável e agradável possível.

Ou seja, ele promove a navegação intuitiva, assim como os recursos para que o site ou app funcione devidamente.

O que faz um profissional de web designer?

O analista de Web Design desenvolve toda a arte visual do site ou aplicativo.

Seu conhecimento envolve composições e harmonia das cores, proporção das imagens e muitas outras habilidades do campo das artes. Como tipografia, semiótica e arquitetura da informação e usabilidade.

Ele é um profissional criativo que trará vida e personalidade à marca nas plataformas digitais. E seu desafio é encontrar o caminho e harmonia de todos esses elementos.

Para que isso possa ser viável, o analista de web design usa como ferramentas de trabalho a linguagem de marcação (HTML) e elementos visuais (CSS), assim como um pouco de Javascript.

Ele também precisará ter conhecimentos técnicos sobre:

• Photoshop;
  • Fireworks;
  • Illustrator;
  • Corel Draw.

Pois são ferramentas fundamentais para construção das ilustrações e composições visuais.

Qual a diferença entre web design e desenvolvedor web?

Por causa do conhecimento e função do web design, muitas pessoas ficam na dúvida sobre o que difere essa profissão do Desenvolvedor web.

A principal diferença está na etapa de execução do site.

Enquanto o Web Designer estrutura o visual, o Web Developer, ou como mais é conhecido, o desenvolvedor web, transforma em realidade a aplicabilidade do projeto. Criando do zero a programação necessária para que cada botão, cada link, cada ação estipulada pelo design funcione e direcione corretamente para seus locais de atuação.

Com isso, podemos dizer que fica a cargo do Web Developer a base de execução do projeto. Com as programações mais complexas de back-end e front-end.

web design

Quanto ganha um profissional de web design?

A faixa salarial desse profissional fica em torno de R$2.500 a R$3.000 reais. Conforme ele for se especializando, sua capacitação poderá fornecer ainda melhores oportunidades de trabalho e salários.

Onde um analista de web design pode trabalhar?

O analista de web design pode trabalhar em várias frentes, pois sua atividade é requisitada e exigida para qualquer segmento. Afinal, qual empresa ou negócio não precisa desenvolver um site, uma plataforma de interação ou mesmo um aplicativo?

O web design é um solucionador de problemas e sua criatividade deve saber transitar por essas múltiplas frentes e segmentos. Buscando o que há de melhor e diferente em cada uma.

Como se tornar um Web Design?

O Web Designer necessita de uma formação em nível superior.

Alguns optam pela formação do Designer Gráfico para somente depois se especializar no cargo, porém há outros caminhos.

Na Unifacvest, por exemplo, o estudante de Gestão da Tecnologia da Informação pode conseguir exercer essas atividades antes mesmo do término da graduação, pois uma das vantagens que contemplam nossa metodologia é a entrega da Certificado de Qualificação Profissional em Desenvolvimento Design de Web após a finalização do primeiro módulo do curso.

Dessa forma, podemos proporcionar o que um graduado mais deseja: ingressar o quanto antes no mercado de trabalho.

Além disso, o formato em EAD agrega ainda mais incentivo aos estudantes que precisam de flexibilidade e adaptabilidade.

Sem falar do material didático, que é feito pelos próprios professores, garantindo assim um ensino integrado e sem brechas.

Os alunos da Unifacvest se formam com excelência e senso crítico, com a capacidade de fazer a diferença nos seus locais de trabalho.

Se essa é sua vontade de atuação, não deixe de conferir!

Marcadores