SAÚDE, SEGURANÇA DO TRABALHO E A RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR EM ACIDENTES DE TRABALHO
Palavras-chave:
Saúde e segurança do trabalho. Acidente de trabalho. Responsabilidade civil do empregador.
Resumo
Sendo o trabalhador a parte vulnerável na relação de emprego, se submete a condições degradantes a sua saúde, laborando de forma insegura, e por vezes arriscando a própria vida. Muitos empregadores visam prioritariamente o lucro esquecendo que devem zelar pela saúde e segurança dos seus empregados. Nesta matéria o Estado é representado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O órgão através da Portaria nº 3.214/78 editou as Normas Regulamentadoras que dispõe sobre a saúde e segurança do trabalhador. Hoje existem 35 Normas regulamentadoras vigentes, estas estão em total conformidade com a Constituição Federal de 1988, que tem como fundamento os valores sociais do trabalho e a dignidade da pessoa humana.
Publicado
2017-02-13
Seção
Artigos
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).