O DIREITO DE AMPARO AO IDOSO GARANTIDO PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Resumen
O presente trabalho visa demonstrar a importância da preocupação que devemos dedicar as questões ligadas ao envelhecimento. Ao analisar a doutrina bem como a legislação acerca dos direitos garantidos ao idoso, constata-se que os dispositivos constitucionais que dispõem acerca da obrigação da família, sociedade e Estado em prestar amparo à pessoa idosa positivam uma obrigação e impõe seu devido cumprimento. Ocorre ainda, que a legislação se vincula com a cultura do povo brasileiro, independente de legislação, cultural e socialmente fica claro o dever em prestar amparo àqueles que já não gozam das mesmas condições de antes, quando jovens. A Constituição Federal e o Estatuto do Idoso positivam e determinam a obrigação social para com a pessoa idosa, sendo, portanto fundamentais para sua concreta efetividade. Verifica-se ainda, que a jurisprudência nos traz o entendimento de que o dever de amparo ao idoso não fica apenas restrito aos familiares, denota-se que o Estado e também a sociedade se incluem no rol de responsáveis em prestar amparo a pessoa idosa.
Publicado
2017-02-13
Sección
Artigos
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).