A “PLEA BARGAINING” E A TRANSAÇÃO PENAL À LUZ DO ART. 76 DA LEI 9.099/95.
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo analisar as semelhanças entre os institutos da plea bargaining, utilizado no sistema judicial dos Estados Unidos e a transação penal prevista na Lei brasileira No 9099/95 – Lei dos Juizados Especiais Criminais. A pesquisa foi realizada por meio da revisão bibliográfica de autores teóricos brasileiros, norte-americanos e português. Nos últimos 50 anos os índices de criminalidade vem aumentando em praticamente todos os países do mundo , exigindo, desta maneira, a revisão dos seus sistemas judiciais e a implementação de novos procedimentos processuais penais em suas cortes. Questiona-se a legitimidade da imposição de sanções penais resultantes do reconhecimento de culpabilidade obtidos através de barganhas entre o Ministério Público e o acusado, se há a perda das garantias constitucionais em relação aos princípios da ampla defesa, do contraditório, da presunção de inocência e do devido processo legal.
Published
2017-02-13
Section
Artigos
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).