ARBITRAGEM: UMA FORMA ALTERNATIVA NA SOLUÇÃO DE CONFLITOS NOS CONTRATOS DE LOCAÇÃO DE IMÓVEIS RESIDENCIAIS URBANOS
Abstract
O objetivo principal deste trabalho é analisar a arbitragem como uma forma de jurisdição alternativa de solução de conflitos e sua aplicabilidade dentro dos contratos de locação de imóveis residenciais urbanos. Abordamos desde os conceitos mais básicos como no que consiste o conflito, o grande causador de todos os litígios dentro de uma sociedade, e trouxemos também as formas alternativas de resolução destes conflitos, sendo que destacamos as 3 (três) mais importantes no contexto deste trabalho, a Conciliação, a Mediação e a Arbitragem. O desenvolver deste trabalho foi possível devido à pesquisa doutrinária e da análise jurisprudencial no que tange ao compromisso arbitral, especificamente sobre a cláusula compromissória. Ademais, pesquisamos e estudamos as principais leis que normatizam sobre os temas, com o intuito de delimitar a partir da aplicação do compromisso arbitral a eficácia da Arbitragem (Lei 9.307/96) dentro dos contratos de locação de imóveis residenciais urbanos, que é regido pela Lei 8.245/91.
Published
2017-02-13
Section
Artigos
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).