ANÁLISE DO TERRORISMO SOB A ÓTICA DO DIREITO INTERNACIONAL E DA LEGISLAÇÃO INTERNA
Abstract
O presente trabalho visa a análise do terrorismo sob a ótica das normas de Direito Internacional e da legislação interna. O terrorismo é abordado sob o prisma criminal, visando, desta forma, verificar-se se tal fato é considerado crime no Brasil. Para tanto, com o objetivo de contextualizar o tema, foram analisados os principais fatos históricos que envolvem atos ou grupos terroristas. Foram também analisadas as normas de Direito Internacional acerca do terrorismo, como os Tratados e Convenções Internacionais dos quais o Brasil é signatário e as Resoluções da Organização das Nações Unidas sob o tema. Em razão das medidas implementadas pelo governo dos Estados Unidos da América após os atentados de 11 de setembro de 2011, a legislação norte-americana também é analisada no presente trabalho. Sob o enfoque do direito interno brasileiro, são analisados os dispositivos constitucionais acerca do terrorismo, bem como as disposições sobre o tema constantes na legislação penal. Os projetos de lei em trâmite no Congresso Nacional que visam tipificar o terrorismo também são analisados neste trabalho
Published
2017-02-13
Section
Artigos
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).