RECURSOS ESPECIAIS REPETITIVOS NO CONTEXTO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE 2015
Palavras-chave:
Direito Processual Civil. Recursos. Recursos Especiais Repetitivos. Superior Tribunal de Justiça.
Resumo
Esta monografia enfrenta a análise dos Recursos Especiais Repetitivos no contexto do Código de Processo Civil de 2015. O estudo do tema se mostra imprescindível em decorrência das alterações sociais que transformaram as relações humanas da atualidade em relações mais complexas, tal situação resultou no aumento da litigiosidade e, por conseguinte, o sistema jurídico brasileiro foi sobrecarregado com um acréscimo exponencial no número de processos. Em razão disso, surgiram procedimentos objetivando minimizar os problemas decorrentes desse acréscimo vertiginoso e resolver os litígios ajuizados de forma mais efetiva, igualitária e segura. Dentre esses procedimentos, encontra-se a sistemática de julgamento por amostragem adotada para os recursos especiais que tenham como fundamento idêntica questão de direito infraconstitucional federal. Essa sistemática de julgamento, aplicada aos recursos especiais repetitivos desde 2008, foi aprimorada pelo Código de Processo Civil de 2015 em virtude do destaque que vem adquirindo por ser ferramenta processual poderosa contra a desigualdade das decisões jurídicas diante da mesma matéria de direito, além de evitar o desperdício de tempo e de recursos do Poder Judiciário ao julgar diversas vezes a mesma questão.
Publicado
2017-02-13
Seção
Artigos
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).