A PROTEÇÃO DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES IMIGRANTES IRREGULARES NO BRASIL
Palavras-chave:
Direitos humanos. Imigrantes. Trabalhadores irregulares.
Resumo
O presente trabalho visa estudar a proteção jurídica conferida aos trabalhadores imigrantes em solo brasileiro que se encontram em estado irregular, através da análise dos mecanismos de proteção internacional. Devido suas irregularidades, muitas vezes laboram em condições subumanas e degradantes, sendo eles alvos de exploração e o recorrente desenvolvimento de seus trabalhos em condições análogas a de escravos, sem receber seus direitos trabalhistas. Enquanto o direito interno do Brasil reflete-se a ideia de proteção do trabalhador nacional, pois não há movimentação significante no que tange à proteção dos trabalhadores imigrantes irregulares, há necessidade de se utilizar de uma forma de balizar a ineficiente normatização e consequente fiscalização precárias, a fim de garantir aos trabalhadores imigrantes irregulares os valores constitucionais da dignidade da pessoa humana. Através de pesquisa bibliográfica e análise da jurisprudência, aliado dos mais diversos diplomas de direitos humanos objetiva-se defender a aplicação equânime dos direitos dos trabalhadores brasileiros aos trabalhadores que laboram em solo nacional, apesar de se encontrarem irregularmente assentados no mercado de trabalho.
Publicado
2017-02-13
Seção
Artigos
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).