AS LEIS APLICÁVEIS À FALÊNCIA TRANSFRONTEIRA NO ÂMBITO DO MERCOSUL
Palavras-chave:
Mercosul. Falência transfronteira. Leis aplicáveis à falência.
Resumo
O tema da presente monografia são as leis aplicáveis ao instituto da falência no que concerne ao processo falimentar no âmbito do Mercado Comum do Sul - Mercosul. O objetivo desde estudo é o levantamento das leis brasileiras e dos tratados internacionais aplicáveis à falência transfronteira. A problemática apresentada se inspirou na relevância do aparato jurídico, ao bom fluir das relações comerciais regionais do bloco mercosurenho, e na contribuição deste à segurança jurídica nas relações comerciais internacionais. O comércio internacional, ao que tange aos processos falimentares, necessita recorrer ao Direito Internacional Privado e o Direito Falimentar Internacional para elucidar quais as leis e os tratados que devem ser aplicados a cada caso concreto e, assim, evitar o fórum shopping. A necessidade da clara visualização das leis e tratados aplicáveis, a determinação do juízo competente à falência, e o os efeitos internos e externos da decretação de falência embasaram os objetivos específicos deste trabalho acadêmico.
Publicado
2017-02-13
Seção
Artigos
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).