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Publicado por
UniSantaCruz
20 de outubro de 2022

Veja como montar uma startup

Resumidamente, montar uma startup exige uma ideia inovadora, o protótipo de um produto ou serviço, validação de mercado, encontrar pessoas ou instituições que ajudem na criação da empresa, além de um mentor que compartilhe conhecimentos e contribua financeiramente.

Veja como montar uma startup

Marcada pelas características inovadora, tecnológica e moderna, a startup é um modelo de negócio que surgiu no Vale do Silício e hoje é muito presente no Brasil e no mundo. Para se ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira de Startups, atualmente há mais de 14 mil empresas espalhadas em 710 cidades brasileiras.

Esses negócios estão em diferentes mercados: saúde (health techs), educação (edtechs), agronegócio (agtechs), finanças (fintechs) e outros. Netflix, iFood, Nubank e Quinto Andar são alguns dos exemplos de startups que fazem sucesso.

Essas e outras corporações nesse modelo empresarial transformam processos tradicionais e engessados em soluções disruptivas e inovadoras, e mudam completamente o comportamento e hábito da sociedade. Elas revolucionam o mercado e o mundo. 

Apesar dos benefícios que ela apresenta ao empreendedor e para as pessoas, criar uma startup é desafiador. Então, antes de qualquer coisa, é essencial se aprofundar no assunto e saber as atividades por trás da criação de um novo negócio.

O que é startup?

O termo startup surgiu no Vale do Silício, na época conceituada como “bolha da internet”, no início dos anos 1990. Foi quando apareceram empresas como Google, Facebook e Apple.

Na prática, startup é uma empresa de base inovadora que replica um modelo de negócio repetível, escalável e sustentável. Outra característica desse modelo de negócio, é que ele está inserido em um cenário de riscos e incertezas.

É bastante comum as pessoas associarem as startups às empresas que adotam a tecnologia ao seu negócio, mas este é um estigma errôneo. Para ser repetível, escalável e sustentável, ela não necessariamente precisa ter a tecnologia como seu principal atributo.

A tecnologia só é comum a muitas startups porque ela facilita a inovação dos processos tradicionais e a aplicação de novas ideias.

Como montar uma startup?

A criação de uma startup contempla diferentes passos. Veja, de maneira resumida, os principais. Aqueles que independente do modelo do negócio, devem ser contemplados para garantir seu sucesso.

1. Ter uma ideia inovadora

A palavra “inovação” é muito utilizada para se referir ao modelo de negócio startup. Neste ambiente, ela ganha a conotação de transformação. Ou seja, tem como propósito criar soluções que mudem o hábito das pessoas.

Logo, ter uma ideia inovadora significa identificar oportunidades em problemas existentes e encontrar soluções para resolver essa dor comum da sociedade. 

Para isso, o empreendedor deve pesquisar muito, entender o mercado que deseja se inserir e saber o tamanho do público em potencial.

Essas informações serão úteis para entender o potencial de escalabilidade da empresa. Também ajuda a identificar se o modelo de negócio é replicável.

2. Desenvolver a ideia

Depois de ter uma ideia e passar pelos primeiros passos de validação, é necessário estruturar e planejar um Modelo de Negócio. Ele serve para destrinchar a ideia em várias partes, o que vai te ajudar a entender se ela é ou não viável.

O Quadro de Modelo de Negócios, também chamado como Business Model Canvas, é uma excelente ferramenta neste processo de criação do planejamento estratégico. Ele é dividido em nove blocos e ajuda a reconhecer como entregar valor ao seu cliente, além de identificar o real impacto do seu negócio no mercado.

Elas estão estruturadas da seguinte forma:

  • Parcerias principais;
  • Atividades principais;
  • Recursos principais;
  • Proposta de valor;
  • Relacionamento com os clientes;
  • Canais;
  • Estrutura de custos;
  • Fonte de receita.

3. Fazer um protótipo

Após pensar e desenvolver a ideia, é hora de testar se ela de fato faz sentido. Para isso, você precisa fazer um protótipo e colocá-lo no mercado, também conhecido como Mínimo Produto Viável (MVP). Ele nada mais é do que a representação simplificada do seu produto ou serviço e é desenvolvido para ser testado com clientes potenciais.

Essa parte é necessária porque é muito comum que empreendedores criem produtos ou serviços que não refletem as necessidades reais do consumidor, mas que são pertinentes aos próprios desejos.

Com o MVP é possível validar a ideia e, se necessário, fazer melhorias antes de lançar a sua startup no mercado.

Veja como montar uma startup

4. Validar as hipóteses no mercado

O próximo passo é entender qual a real capacidade de crescimento do seu negócio. Pesquisa de mercado e feedbacks dos consumidores são excelentes para este propósito. Talvez ao final você valide de fato o produto ou serviço ou encontre outra oportunidade.

Esse caso aconteceu com a marca 3M, ao desenvolver o Post it. A ideia inicial da empresa era desenvolver um adesivo super forte, para ser utilizado como tecnologia aeroespacial. Mas o cientista Spencer Silver criou acidentalmente um adesivo sensível à pressão e reutilizável.

5. Encontrar parceiros

Rede de contato é essencial para alavancar uma startup. E atualmente há diferentes eventos, espaços de coworking, aceleradores, incubadoras e outros ambientes voltados para isso: conectar-se com pessoas e trocar conhecimentos e experiências.

6. Buscar por recursos

É comum no universo das startups buscar por um sócio investidor ou investidor anjo que veja potencial na sua ideia e aposte financeiramente nela. Há programas de aceleração e pré-aceleração que fazem esse processo acontecer. Elas mediam o encontro entre os empreendedores e os investidores.

7. Se especialize com os nossos cursos

Se conectar com pessoas imersas nesse universo do empreendedorismo e da startup é fundamental. E o ambiente da UniSanta Cruz é ideal para isso.

Faz tão parte da essência esse viés empreendedor que vários cursos de TI têm a disciplina “Desenvolvimento de Startup”, destinada aos acadêmicos que entram no ensino superior com objetivo futuro de empreender. De forma geral, o objetivo da disciplina é preparar o estudante com as principais soft skills necessárias para iniciar uma empresa do zero.

Há também o Certificado de Qualificação Profissional em Empreendedorismo Digital desenvolvido para  capacitar o estudante a criar negócios digitais.

Se você quer uma preparação focada na tendência do futuro, conheça nossos cursos de TI.

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