BLOG EAD PLUS UNISANTACRUZ
Publicado por
UniSantaCruz
29 de junho de 2022

Prototipação Web: o que é e para que serve?

A prototipação web ou prototipagem web é uma etapa importante para quem trabalha com a área de desenvolvimento. E é sobre esse assunto que vamos falar hoje. Aqui você vai descobrir o que é prototipagem web, como conquistar o certificado de qualificação profissional em prototipação web e tudo mais que precisa saber sobre esse assunto.

O que é Prototipação Web?

Primeiramente, é preciso entender do que se trata a prototipagem de web, como também é conhecida. Então, de forma resumida, podemos dizer que ela nada mais é do que uma forma de visualizar a ideia antes de tirar o projeto do papel. Ou seja, ela tem a função de simular a experiência do usuário com a solução final e apresentar como serão suas funcionalidades.

E entre os principais benefícios da prototipagem de web, podemos citar:

  • Coleta de feedbacks – Além da equipe de trabalho é interessante mostrar o protótipo para possíveis clientes e pedir suas opiniões;
  • Desenvolvimento sem custo – É possível visualizar a solução antes de investir no seu desenvolvimento, sendo assim, há uma grande economia de tempo e dinheiro, além de evitar grandes falhas;
  • Aperfeiçoamento da experiência do usuário – Com base nas opiniões dos clientes é possível adaptar e melhorar ao máximo a experiência.

Também é importante destacar que quando se trata de Prototipação Web, é importante saber que nisso também estão enquadradas a prototipagem de software e a prototipagem de site.

Tipos de Prototipação Web

Outro ponto importante a ser destacado quando falamos em prototipação web, é que existem diferentes tipos dessa prática que podem ser utilizados. A escolha vai depender do objetivo do protótipo, ou seja, o que o profissional deseja avaliar a partir dele. É possível escolher, por exemplo, entre baixa ou alta fidelidade, em outras palavras, se ele vai ser bem próximo do produto final ou bastante diferente. Lembrando que quanto mais fiel ele for, mais tempo e dinheiro deverão ser investidos.

Além disso, é possível optar entre produzir o protótipo na horizontal ou na vertical, definir se ele será descartável ou evolutivo, enfim. Assim, fica determinado se ele vai se transformar e evoluir até chegar ao produto final ou se vai servir apenas para visualizar o produto e depois será descartado.

Como obter o certificado de qualificação profissional em Prototipação Web?

Por fim, vamos te mostrar o que é necessário para se trabalhar com prototipação web. Para começar, você precisa entender que, além do conhecimento, para atuar nessa área você precisa de uma certificação, pois será ela que comprovará que o profissional tem o que é preciso para exercer a função.

Mas onde conseguir o conhecimento e a certificação? É simples! Você pode garantir as duas coisas apenas matriculando-se em uma graduação cuja grade curricular ofereça as disciplinas que ensinem tudo o que você precisa saber sobre essa área.

E se você quer seguir por esse caminho, a melhor opção de curso é a faculdade de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Nela, além de ter a melhor preparação e aprender exatamente o que o mercado de trabalho exige, o aluno conquista certificados ao fim de cada módulo.

E um deles, claro, é o equivalente ao de um curso de Prototipação Web e ao de um curso de Desenvolvedor Web, proporcionando qualificação para atuar como UX Designer, Desenvolvedor Web ou Engenheiro de Software, cargos que, por sinal, remuneram muito bem. O salário inicial de um Desenvolvedor, por exemplo, pode tranquilamente ultrapassar os R$ 4,5 mil.

Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Já que falamos a respeito da graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que certamente irá ser um enorme diferencial para você trabalhar com prototipação web, nada mais justo do que detalharmos mais sobre ela que, por se tratar de um curso tecnólogo, é muito mais voltado para a prática, ou seja, para que o mercado de trabalho espera dos profissionais.

E para entender o que é a curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, precisamos destacar que ela é que forma profissionais capacitados a analisar, desenvolver, projetar, implementar e atualizar sistemas de informação. Sendo assim, os alunos formados nesse curso serão responsáveis por gerar softwares que são executados em hardwares e operados por diversos usuários.

O que faz quem se forma em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Ao se formar em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, você se torna apto a implantar, projetar, testar e gerenciar sistemas e recursos que envolvam Hardware e Software.

Dessa forma, em sua rotina de trabalho, o profissional desenvolve atividades como a elaboração de manuais, análise de dados, desenho e construção de sistema computacionais, assim como, solução de problemas variados.

Para isso, durante os quatro semestres da graduação, o aluno terá acesso a matérias como: Cybersecurity; Integração Computacional de Hardware e Software; Gestão Ágil de Projetos de Softwares; Desenvolvimento de Soluções com Python; Direitos Humanos e Relações Sociais; Desenvolvimento Web; Cloud Computing; Sistemas Operacionais E Internet Das Coisas (LOT); Engenharia de Software; Modelagem De Banco De Dados; Programação Mobile; Inteligência Artificial e Ambientes Cognitivos; e muitas outras disciplinas essenciais para a função.

Grade curricular do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

E por fim, confira tudo o que você vai aprender nesse curso:

Semestre 1

  • Liderança, Cidadania, Ética e Tecnologia Sustentável
  • Cybersecurity
  • Integração Computacional De Hardware E Software
  • Gestão Ágil De Projetos De Softwares
  • Desenvolvimento De Soluções Com Python

Semestre 2

  • Desenvolvimento Web
  • Cloud Computing
  • Sistemas Operacionais E Internet Das Coisas (Iot)
  • Engenharia De Software
  • Projeto Web
  • Projeto Integrador I

Semestre 3

  • Programação Mobile
  • Devops
  • Modelagem De Banco De Dados
  • Inteligência Artificial E Ambientes Cognitivos
  • Projeto Mobile
  • Língua Brasileira De Sinais – Libras

Semestre 4

  • Governança De Ti E Direito Cibernético
  • Digital Business E Design Thinking
  • Empreendedorismo Digital E Tecnologias Exponenciais
  • Programação De Alta Performance
  • Projeto Integrador II
  • Desenvolvimento De Startups

Ao todo, a carga horária total do curso é de 2000 horas.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Receba em primeira mão novidades sobre cursos, descontos, oportunidades e muito mais!








    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.